A retenção de líquido é um problema bastante comum e que pode afetar a qualidade de vida e autoestima de muitas pessoas. Este acúmulo pode ser causado por diversos fatores, como excesso de sal na alimentação, sedentarismo, problemas hormonais e outras condições que afetam a circulação sanguínea e o equilíbrio do organismo.
Apesar de existirem diversas causas para esse problema, o consumo de alimentos saudáveis pode ajudar a aliviar os sintomas do inchaço. Inclusive, a ingestão de chás funcionais é uma alternativa. “Esse tipo de bebida possui compostos e enzimas que ajudam a aumentar a produção de urina e a eliminar o excesso de líquidos do corpo. Sim, a retenção de líquido se combate com a ingestão de mais líquido,” brinca Beatriz.
A Campo Largo, marca referência no mercado de sucos e chás sem conservantes, em parceria com a nutricionista, explica quais ingredientes devem compor esse tipo de bebida para serem eficazes no combate do desconforto.
Chá de hibisco
De acordo com Beatriz, o hibisco é um dos principais aliados no combate ao inchaço. “Uma das propriedades mais importantes do chá de hibisco é a capacidade de aumentar a diurese, produção de urina pelo organismo que ajuda a eliminar o excesso de líquido retido nos tecidos graças as suas funções diuréticas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Por ter um gosto não muito amigável ao paladar, uma dica é combiná-lo com outros ingredientes que podem ser incorporados aos chás”, afirma a nutricionista.
Na dúvida, o cranberry é uma ótima opção para ser combinado com o hibisco. “Isso porque, além de amenizar o gosto, essa fusão potencializa os resultados, já que, o fruto possui capacidade de diminuir a adesão de bactérias na parede da bexiga, prevenindo infecções e reduzindo a inflamação no corpo”, conta a especialista.
Chá verde
Outro grande aliado que deve fazer parte do dia a dia de pessoas que sofrem com a condição, é o chá verde. “Ele carrega propriedades termogênicas que ajudam a desinchar e acelerar o metabolismo, além de estimular o sistema linfático, o que também colabora para a diminuição da retenção”, pontua Beatriz. Se a ideia é potencializar seus efeitos, a nutricionista chama a atenção para a combinação com outros ingredientes, como o gengibre e limão. “Uma vez reunidos, estimulam a digestão e a circulação sanguínea, além de manter o corpo hidratado”, explica. Para outros paladares, uma boa combinação é o abacaxi, que possui bromelina, uma enzima que ajuda na digestão, e o capim limão, rico em antioxidante que ajuda a reduzir a inflamação do corpo. “Juntos com o chá verde compõe uma bebida funcional poderosa no combate a sensação de desconforto”, indica a profissional.
Créditos:
Com informações da Assessoria de Imprensa BCBiz