Não é incomum planos de emagrecimento rápidos aparecerem, de forma corriqueira, nas redes sociais. Com imagens dramáticas de “antes” e “depois”, oferecem às pessoas a ideia de poder conquistar um “corpo perfeito” em apenas algumas semanas. Mas, há um grande problema com soluções ditas rápidas. Na grande maioria das vezes, ninguém mostra ou menciona o que pode acontecer a longo prazo: o risco real de recuperar todo o peso eliminado e, às vezes, ganhar ainda mais.
“O emagrecimento sustentável é sempre a melhor opção, pois traz benefícios físicos e psicológicos duradouros para a saúde e a qualidade de vida. Outro ponto forte é que ele oferece uma certa flexibilidade, permitindo que você não precise sacrificar alguns hábitos que considera importantes, como encontros com amigos ou aquela taça de vinho numa sexta-feira à noite. Além disso, quando você perde peso de maneira gradual, pode preservar sua massa muscular magra, o que mantém seu metabolismo acelerado enquanto você emagrece”, afirma Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.
Para te ajudar a não desanimar e alcançar seus objetivos, o VigilantesdoPeso, líder em emagrecimento saudável e sustentável, listou 5 benefícios adquiridos por quem decide seguir uma dieta balanceada e não restritiva.
Saúde a longo prazo: A perda de peso sustentável pode proporcionar benefícios à saúde a longo prazo, ao contrário de dietas restritivas ou extremas que podem levar a perda de peso rápida, mas que muitas vezes são insustentáveis e podem levar ao efeito sanfona. Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, ajuda a promover a perda de peso gradual e duradoura, além de melhorar a saúde e a qualidade de vida.
Metabolismo saudável: Um processo de emagrecimento a longo prazo pode ajudar a manter o metabolismo ativo, mesmo durante a perda de peso. Além disso, a prática de atividade física pode aumentar a massa muscular, que consome mais calorias em repouso do que a gordura, o que contribui para um metabolismo mais acelerado e saudável.
Prevenção de doenças: O emagrecimento saudável pode ser uma ferramenta valiosa na prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares. Isso porque o excesso de peso aumenta a resistência à insulina, o que pode levar à diabetes, além de sobrecarregar o coração e os vasos sanguíneos. Além disso, o acúmulo de gordura abdominal pode liberar substâncias inflamatórias no corpo, contribuindo para o desenvolvimento de doenças crônicas.
Melhora da qualidade de vida: A perda de peso gradual, por meio de uma alimentação equilibrada e atividade física regular, pode melhorar a autoestima, a autoconfiança e a disposição para realizar atividades cotidianas. Além disso, pode reduzir a sobrecarga nas articulações, aliviar dores crônicas e melhorar a qualidade do sono. Benefícios que contribuem para que as pessoas se sintam mais felizes, saudáveis e engajadas com suas atividades diárias. Um caminho para alcançar uma vida mais equilibrada e satisfatória.
Melhoria da saúde mental: Além dos benefícios físicos, a adoção de hábitos saudáveis, pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor e a autoestima. Muitas pessoas relatam uma sensação de orgulho e realização ao alcançar seus objetivos de perda de peso, melhorando o bem-estar emocional e proporcionando uma vida mais equilibrada e satisfatória.
Créditos:
Com informações da Assessoria de Imprensa H+K Strategies