Pará

Helder anuncia novas Usinas da Paz em Cametá e Abaetetuba

Foto: Ag. Pará
Foto: Ag. Pará

Por Clayton Matos e Carol Menezes

Case de sucesso, a Usina da Paz terá mais duas unidades confirmadas no interior do Estado. Uma delas será em Cametá. Nesta terça-feira, 16, o governador Helder Barbalho assinará a ordem de serviço para a construção do complexo na ‘terra do mapará’. As obras serão executadas pela Vale e as etapas de topografia e sondagem de terreno começaram. E ainda nesta terça, Helder vai confirmar a construção da 14ª Usina da Paz no Estado. Mais de 70 serviços intersetoriais, de graça, serão ofertados futuramente aos moradores de Abaetetuba. As obras também serão executadas pela Vale, na área do portal da cidade.

UEPA

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) vem atuando há 30 anos na produção e valorização do conhecimento científico e, para comemorar o Jubileu de Pérola, será realizada uma solenidade no dia 18 de maio, a partir das 18h, no Theatro da Paz. O momento também terá a outorga dos títulos de “Doutora Honoris Causa” a Prof.ª Zélia Amador de Deus, e “Professora Emérita” a Prof.ª Ivanilde Apoluceno de Oliveira. Também será realizada uma homenagem ao senador Jader Barbalho com a medalha “Mérito Universitário”. Jader foi o governador que sancionou a lei de criação da Universidade.

APLICATIVOS

A greve anunciada da Uber e 99 teve adesão tímida em Belém. Os motoristas programaram uma paralisação nacional nesta segunda-feira, 15, pedindo aumento no pagamento feito pelas plataformas, além de melhores condições de trabalho. A proposta era desligar os aplicativos por 24h. Os trabalhadores cobram das plataformas um repasse mínimo por corrida e aumento da taxa que é repassada ao condutor. Mas a adesão não chegou ao Pará como os organizadores esperavam, concentrando-se mais nos estados do sudeste.

LEI ROUANET

O Ministério da Cultura, por meio da sua Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realiza, nesta terça-feira (16), às 16h, no Teatro Gasômetro, em Belém, um encontro com gestores e proponentes culturais para debater o novo arcabouço legal da Lei Rouanet, além de outros temas relacionados às leis de incentivo. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Secult Pará.

CORDA

Desde a última sexta-feira, 12, a Corda do Círio de Nazaré entrou no seleto e prestigiado grupo que contempla os patrimônios do Estado. Agora, a Corda do Círio de Nossa Senhora de Nazaré faz parte do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará. Um dos símbolos mais icônicos do Círio estreou em 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la.

MUSEUS

A partir desta terça-feira (16), os museus e memoriais administrados pelo Governo do Pará terão novos horários de funcionamento. Os espaços museais ficarão abertos de terça-feira a domingo, das 09h às 17h. No Parque Cemitério Soledade a visitação ao acervo será de quinta-feira a domingo, das 09h às 17h. As novenas e velários serão às segundas-feiras, a partir de 17h. As gratuidades aos espaços serão válidas às terças-feiras.

LINHA DIRETA

Será anunciado no dia 19, às 9h, o resultado do concurso de desenho Super Catavento, promovido pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-8, ocasião em que a Irmã Henriquieta Cavalcante ministra palestra sobre o assunto.

O Grupo Bradesco Saúde e o Hospital Mater Dei Porto Dias promovem no dia 18, às 18h, no Martens Café do Mangal das Garças, um evento sobre os “Desafios da saúde suplementar e o novo papel de operadoras, hospitais e do protagonismo dos contratantes para uma saúde sustentável”.

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) foi o vencedor do II Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2023, na categoria “Patrimônio Cultural Arquitetônico”, com o projeto “Inauguração do novo Museu Judiciário do TJPA”.

O Conselho da Mulher Empresária de Belém lança a segunda edição do projeto social Menina Empreendedora, em parceria com o Governo do Pará – via Sedeme -, a fim de incentivar 20 garotas de idades entre 14 e 17 anos. Nos dias 17, 18 e 19 de maio, na Usina da Paz do Benguí.

A 1ª Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes de Belém elaborou uma programação virtual em alusão à campanha Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

As atividades são voltadas à sensibilização da sociedade e de profissionais que lidam diretamente com crianças e adolescentes para a importância da proteção e do combate de violações aos direitos de infantojuvenis.