Entretenimento

Artistas promovem festival de teatro infantil para ajudar David Matos

toda a renda será para auxiliar David, que foi diagnosticado com perda de mobilidade e está fazendo tratamento de saúde em Goiânia. Foto: Divulgação
toda a renda será para auxiliar David, que foi diagnosticado com perda de mobilidade e está fazendo tratamento de saúde em Goiânia. Foto: Divulgação

“Eu vou, mas eu volto”. Era com essa frase que o personagem Preguinho, um macaquinho curioso, se despedia do público e da Dona Preguiça nos episódios do programa “Catalendas”, que passava na TV Cultura do Pará. O personagem fazia muito sucesso entre as crianças que assistiam ao programa. E quem dava vida ao encantador Preguinho era o artista David Matos, que é a inspiração para o Minifestival de Teatro para o David Matos, que acontece hoje, 14, a partir das 10h, no Teatro Waldemar Henrique.

Adriana Cruz, fundadora do grupo In Bust Teatro com Bonecos, participa do festival no apoio à realização do evento e com a apresentação do espetáculo “Curupira”. Ela comenta que David é um profissional importante na formação artística da cidade. “Ele participou intensamente da vida artística da cidade de Belém durante os anos 1990 e 2000”, pontua.

Além do In Bust, os artistas Leonel Ferreira, Cleber Cajun e Wallace Horst se uniram para apresentar quatro espetáculos especiais em um único dia, e toda a renda será para auxiliar David, que foi diagnosticado com perda de mobilidade e está fazendo tratamento de saúde em Goiânia. Ele precisa de ajuda para custear as despesas com traslados, medicamentos e exames. “Nesse festival temos reunida uma rede de afeto de artistas que se solidarizam com ele. Serão espetáculos divertidos, alegres, como desejamos que David siga a vida”, comentou Adriana.

ESPETÁCULOS

A história que o In Bust vai contar durante o Minifestival é sobre quem é o Curupira, o famoso defensor da natureza, enfrentando um caçador que não respeita a floresta.

“É um espetáculo que está no nosso repertório desde 1998 e o David Matos participou da criação e atuou no primeiro elenco. O Curupira foi primeiramente construído para ser o primeiro episódio do programa ‘Catalendas’, o texto é do David Matos. Posteriormente, decidimos transformar o material (bonecos e cenários) em um espetáculo. O David tem um talento incrível para escrita da cena, escreveu não só textos para espetáculos e roteiros para o programa ‘Catalendas’. É iluminador de cena e ator”, destaca Adriana, que interpretava a Dona Preguiça ao lado dele.

Cleber Cajun chega ao Minifestival com o espetáculo “Celestino”, a história de um menino que veio de uma estrela e que agora precisa aprender a andar, a falar, usar seu corpo, lidar com as emoções, com seus limites, frustrações e descobertas. “Um ser dançante em busca de si e dos sentidos plenos da vida, que volta para sua estrela e dá o adeus a esse estranho e lindo mundo”, pontua a sinopse.

Já Leonel Ferreira apresenta “Pé de Vento”, um espetáculo cujo protagonista é um menino cheio de manias estranhas: contar degraus de escada, carros e motos que passam por ele; inventar canções que só ele sabe cantar; e que sonha em ser jogador de futebol do clube de coração. “Esse é ‘Pé de Vento’ que, em meio às suas estranhas manias, vai se ver diante de um acontecimento que irá mudar a sua vida”, pontua também a sinopse do espetáculo infantil.

O festival vai contar ainda com a apresentação do Palhaço Fio Dental, que promete trazer de volta a magia e a imaginação com um espetáculo de sua destemida pulga Mimi de Mofi de Saracuti, criada e treinada por ele. Eles vão mostrar à plateia toda sua cumplicidade e a destreza de Mimi em números incríveis, que chegam a deixar os espectadores sem fôlego, seja pulando entre arcos de fogo, na corda bamba, sendo disparada do canhão ou no contato e interação com o público, saltando nos braços dos espectadores.