Dr. Responde
Vacinação contra a gripe liberada para quem tem acima de 6 meses
Assuntos
Dr. Responde
CAÍQUE ALENCAR
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Ministério da Saúde decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses. A nova recomendação começa a valer a partir da próxima segunda-feira (15), informou a pasta ao UOL.
A campanha nacional de imunização contra o vírus começou no dia 10 de abril. Como o Ministério da Saúde disse no início da campanha, as aplicações começariam primeiro com grupos prioritários.
PRECISA TOMAR A VACINA DA GRIPE TODOS OS ANOS?
Sim. Todos os anos, a vacina da gripe é atualizada conforme as cepas mais circulantes no hemisfério Sul no ano anterior, segundo o monitoramento da OMS (Organização Mundial da Saúde).
POR QUE ISSO É NECESSÁRIO?
Porque a gripe é causada pelo vírus influenza, que se divide em três tipos (A, B e C), sendo que os tipos A e B são os de maior importância clínica. Eles sofrem mutações frequentes e são responsáveis pelas epidemias sazonais da doença.
QUAIS OS RISCOS DE NÃO TOMAR A VACINA DA GRIPE?
A imunização contra a gripe é a melhor medida de prevenção, pois ela estimula o nosso sistema imunológico a produzir células de defesa contra o vírus.
Quem não se vacina contra a gripe, especialmente as pessoas que fazem parte dos grupos de risco e prioritários, pode necessitar de assistência hospitalar.
Mais Notícias
Mais artigosVEJA COMO FAZER
Chá de casca de melancia: um tesouro para a saúde do corpo
Refrescante, nutritiva e composta por mais de 90% de água, a melancia vai muito além de ser apenas uma fruta de verão.
SAÚDE EM ALERTA
O que pode e o que não pode: a lista definitiva dos alimentos do colesterol
O acúmulo de gordura nas artérias proveniente do alto índice de colesterol no corpo desponta como a principal causa de morte no país.
DISTRIBUIDOS PELO SUS
Ministério da Saúde substitui 50 mil canetas de insulina após falhas em dispositivos
O Ministério da Saúde determinou a substituição de cerca de 50 mil canetas reutilizáveis de insulina distribuídas pelo SUS
RATOS DE ASAS
Alimentar pombos é um risco para a saúde. Entenda
Essa prática favorece a disseminação de doenças que podem afetar diretamente a saúde humana.
PERIGO
“Dr. Google”: britânico confia em diagnóstico online e descobre tarde câncer no pênis
Robin Hernon, de 62 anos, ignorou uma mancha por mais de um ano após buscar respostas na internet; caso acende alerta sobre riscos da automedicação e da falta de acompanhamento médico.
OUTUBRO ROSA
SUS recebe medicamento que reduz mortes por câncer de mama
A primeira remessa, com 11.978 unidades, chegou nesta segunda-feira, 13 de outubro. Ao todo, serão quatro lotes do medicamento.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade