Concursos & Empregos

Brasil vai testar 4 dias de trabalho na semana; veja como será

Você acredita em semana de trabalho mais curta? Brasil fará teste! Foto: Pixabay
Você acredita em semana de trabalho mais curta? Brasil fará teste! Foto: Pixabay

JC Concursos

O Brasil será o cenário de um experimento que analisará o impacto da jornada de trabalho de quatro dias por semana no país, a ser realizado entre junho e dezembro de 2023.

Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a organização global sem fins lucrativos 4 Day Week, que conduz estudos sobre a redução da carga horária, e a Reconnect Happiness at Work, uma organização brasileira.

Durante os meses de junho e julho, a Reconnect fornecerá informações sobre o programa para qualquer empresa interessada em participar no Brasil. Não há requisitos mínimos, como o número de funcionários. Basta preencher um formulário disponível no site https://www.4dayweek.com/contact para ter acesso ao suporte.

As empresas podem se inscrever para iniciar o experimento em agosto e começarão a se preparar para adotar o modelo em setembro. Haverá um custo para participar do estudo, que ainda não foi definido.

O modelo a ser implementado pelas empresas participantes será conhecido como 100-80-100: os funcionários receberão 100% do salário, trabalhando 80% do tempo, mantendo, no entanto, 100% da produtividade.

Ao final do experimento, serão avaliados indicadores como o nível de estresse dos colaboradores, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e taxa de rotatividade.

A metodologia do projeto foi elaborada pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos. A instituição será responsável pela pesquisa prévia ao início do experimento, bem como pelas análises após três meses de implementação e ao final do piloto.

Com isso, espera-se obter dados precisos para as empresas poderem decidir se continuarão com a semana de quatro dias. O piloto terá foco em pequenas e médias empresas do setor industrial, nas quais de 25% a 30% dos funcionários trabalharão pelo menos 10% menos horas.

Países que já foram testados

  • Emirados Árabes
  • Reino Unido
  • Bélgica
  • Islândia
  • Suécia
  • Espanha

*Com informações do Jornal O GLOBO