Bola

SÉRIE C: Paysandu passa vergonha e é goleado pelo Ypiranga-RS

Tylon Maués

Têm dias que parecem noites. Foi assim com o Paysandu nesta quinta-feira (11), no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim (RS). Depois de quase dois meses sem vencer em casa, o Ypiranga-RS tirou a barriga da miséria ao golear de forma implacável o Papão por 5 a 0, assumindo provisoriamente a liderança da Série C do Campeonato Brasileiro. O Papão ficou na 13ª posição com três pontos, mas pode até cair para a zona do rebaixamento no encerramento da rodada, já que foi apenas o jogo de abertura da 3ª rodada. Erick Farias (2), João Pedro e William Barbio (2) marcaram para o Canarinho.

O Paysandu volta a campo pela Série C somente no dia 21, quando enfrentará o Manaus-AM na Curuzu. Mas, antes disso, terá compromissos pelo Campeonato Paraense e pela decisão da Copa Verde. Para todos esses jogos, o principal desafio será superar o que aconteceu no interior gaúcho, com uma atuação muito ruim.

Além disso, o técnico Marquinho Santos terá que se acertar com o elenco quanto aos cartões. Nas derrotas para Figueirense-SC e Ypiranga-RS o Paysandu teve jogadores expulsos por dois cartões amarelos, o que exigiu demais do time pelo desgaste físico. A desvantagem numérica em campo e o prejuízo bicolor ficaram patentes na análise dos dois tempos desta quinta-feira.

Com 11 contra 11, o primeiro tempo foi equilibrado, com o time da casa vencendo por 1 a 0 em uma cobrança de pênalti. Tão logo o segundo tempo começou e o lateral-direito Edilson foi expulso, o Ypiranga deitou e rolou, marcando dois gols em dois minutos e jogando a partir daí em ritmo de treino. Perder de 5 a 0 é um vexame, mas poderia ter sido muito pior.

A equipe terá o retorno de Jacy Maranhão, que cumpriu suspensão automática, mas as novidades podem ser maiores no retorno para a Terceirona. Desde que chegou, Marquinhos Santos vem conversando com a diretoria sobre reforços. Pelo menos cinco jogadores devem chegar para todos os setores da equipe, que deve ter mais dispensas após o fim das participações na Copa Verde e no Campeonato Paraense. O clube está no mercado em busca de contratações de jogadores que cheguem para jogar.

FICHA DO JOGO

  • Ypiranga: Caíque; Neto, Windson, Heitor (Islan) e Guilherme Guedes (João Felix); Lorran (Felipe Gedoz), Mossoró (Ralph), Erick Farias e MV; João Pedro (Jhonatan Ribeiro) William Barbio. Técnico: Luizinho Vieira.
  • Paysandu: Thiago Coelho; Edilson, Genilson, Filemon e Igor Fernandes; Geovane (Paulo Henrique), João Vieira e Leandrinho (Arthur); Bruno Alves (Wanderson), Mário Sérgio e Vinícius Leite (Luis Phelipe). Técnico: Marquinhos Santos.
  • Local: Colosso da Lagoa (Erechim-RS). Árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Junior (PE). Cartões amarelos: Heitor, Mossoró e Ralph (Ypiranga); Genilson (Paysandu). Cartão vermelho: Edilson (Paysandu).