Seu bolso

Imposto de Renda: 342 mil paraenses ainda não prestaram contas com o Leão

O prazo está na reta final, indo até o dia 31 de maio. Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil
O prazo está na reta final, indo até o dia 31 de maio. Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

Mais de 510 mil declarações do Imposto de Renda 2023 foram entregues à Receita Federal no Pará até às 10h de ontem, 8. O prazo está na reta final, indo até o dia 31 de maio. Porém, quem deseja receber a restituição do Imposto já no primeiro lote no fim de maio precisa se apressar: o prazo acaba nesta quarta-feira.

Segundo a entidade, o número de declarações enviadas pelos contribuintes ao fisco ainda está distante da expectativa anunciada pela Receita. O órgão espera receber ao final de maio de 831.311 a 852.903 declarações, mas o status atual corresponde a somente 59,88% da documentação entregue. Ou seja, pouco mais de 342 mil contribuintes ainda não prestaram contas com o leão.

O primeiro lote de restituição será anunciado em 31 de maio, último dia também para o envio das informações ao órgão. Para estar habilitado a entrar neste lote, o contribuinte precisa declarar até a próxima quarta-feira (10), mas apenas quem estiver na lista de prioridade deve compor a relação.

Em todo o Brasil, são esperadas entre 38,5 e 39,5 milhões de declarações. Em 2022, o fisco recebeu mais de 36 milhões de declarações, acima da previsão inicial de 34,4 milhões.

Contribuintes que receberam rendimentos tributáveis de mais de R$ 28.559,70 no ano de 2022 terão de prestar contas. São considerados rendimentos tributáveis os valores recebidos de salário, aposentadoria e aluguel de imóvel, entre outros, além da renda paga aos trabalhadores autônomos. Há ainda outras regras que obrigam a declarar.

O prazo final se encerra no dia 31 de maio, às 23h59. Quem é obrigado e atrasa o envio paga multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano.

Para fazer a declaração, o primeiro passo é baixar o programa de preenchido e envio da declaração no computador, o que pode ser feito no site da Receita. Há também a possibilidade de declarar pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celular ou tablet, ou pelo e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal)