Por Gerson Nogueira e Carol Menezes
Para conhecer os projetos de intervenção em Belém, que é candidata a sediar a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, uma equipe técnica do Ministério das Cidades (MCid) visitou Belém na quinta-feira (4). Os técnicos e gestores do ministério puderam conferir propostas do Governo do Pará para requalificar diversas áreas de Belém e deixá-las aptas para receber um evento internacional como a COP-30. “Com base no que nos foi apresentado, temos grandes expectativas quanto ao que será feito e plena consciência de que Belém estará à altura do desafio proposto”, destacou Denis Andia, da comitiva do MCid.
PRAZOS
Logo após a reunião na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), a comitiva realizou visita técnica para conhecer alguns dos principais pontos que receberão intervenções, requalificação ou construção de novas áreas de convívio e lazer. Ainda no mesmo dia, a equipe do Ministério das Cidades foi recebida pela vice-governadora Hana Ghassan, na sede do governo estadual, onde foram repassadas as estimativas de prazos para a entrega dos projetos consolidados, os quais deverão contar com recursos do MCid.
MUSEU
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quarta-feira (10) sobre a infraestrutura do Museu Goeldi. O pedido partiu do deputado Raimundo Santos (PSD-PA), que aponta a falta de recursos financeiros para a recuperação e restauração dos prédios históricos e a escassez de pessoal como os dois principais problemas da instituição. Na justificativa, Santos destacou que o Goeldi, que em 2023 completa 157 anos, é hoje o maior museu de história natural do Brasil e mencionou a realização da COP-30 em Belém, em 2025.
ÉTICA
Com o objetivo de reforçar a conscientização de padrões éticos de conduta da organização, o Sebrae no Pará realizou nos últimos dias o “Programa de Integridade Corporativa – Compliance” para conselheiros, colaboradores e terceirizados da instituição. A cultura de compliance é o compromisso que a empresa assume no sentido de aderir a princípios e normas de integridade, o que abrange o cumprimento de normas como código de conduta, leis e regulamentos, entre outros.
SOJA
A empresa Cargill é alvo de denúncia na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por suposta violação de diretrizes da entidade devido a falhas na aplicação de políticas de boas práticas na área em sua cadeia de fornecimento de soja no Brasil. A organização ClientEarth fez a denúncia ao Ponto Nacional de Contato da OCDE nos Estados Unidos, país-sede da companhia, alegando que as operações de soja da Cargill no Brasil estariam associadas ao desmatamento e violações dos direitos de comunidades tradicionais dependentes da floresta.
ALERTA
Dados do sistema Deter-B, do Inpe, apontam menor área de desmatamento na Amazônia nos últimos três anos. Depois de dois meses consecutivos de alta nos alertas de desmatamento, essa área de 288 metros quadrados é a menor dos últimos três anos (2020). O fato não significa que o desmatamento esteja mais brando: as áreas de alertas acumuladas continuam muito altas e será necessário ampliar os esforços dos diferentes órgãos de comando e controle para diminuir a destruição da floresta.
LINHA DIRETA
Até o próximo dia 12 de maio, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realiza ação de emissão de documentos para moradores das comunidades de Moraes de Almeida, Jardim do Ouro, Creporizinho e Creporizão, em Itaituba, região sudoeste do Pará.
A iniciativa ocorre na Escola Municipal de Ensino Fundamental César Almeida e tem parceria da Prefeitura de Itaituba e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), e contribui para consolidar o direito à cidadania para quem mora longe das sedes das cidades.
No próximo dia 9, às 20h, tem início o XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz, com uma apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e do coro infantil da Fundação Amazônica de Música (FAM).
Os ingressos podem ser retirados no dia do concerto, no site ticketfacil.com.br, a partir das 9h, ou na bilheteria do Theatro, a partir das 18h. São apenas duas unidades por CPF. A primeira ópera apresentada será “Auto da Compadecida”, de Tim Rescala, nos dias 23 e 24 de maio.
Foi publicado em edição do Diário Oficial do Pará desta semana a nomeação de mais de 50 servidores efetivos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) para os municípios de Belém, Conceição do Araguaia, Redenção, Salvaterra, Tucuruí e Santarém.
A chamada foi possível devido aos esforços do Governo do Pará, que aprovou o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações, em 2022, e ampliou o número de vagas para servidores efetivos da instituição.