Pará

Para você caprichar em um presente criativo para sua mãe

Semijoias personalizadas são produzidas pelos sócios Leandro Moraes e Luiza Marins  Foto: Irene Almeida
Semijoias personalizadas são produzidas pelos sócios Leandro Moraes e Luiza Marins Foto: Irene Almeida

Wesley Costa

O Dia das Mães se aproxima e se você gosta de fugir das opções óbvias de presentes, saiba que muitos empreendedores estão caprichando quando o assunto é criatividade. A data especial que costuma movimentar bastante o comércio, também anima os proprietários de negócios que veem suas demandas aumentarem neste período. Segundo eles, neste período as demandas chegam a crescer até 60%.

Alguns desses produtos criativos são as semijoias personalizadas, produzidas pelos sócios Luiza Marins e Leandro Moraes. Com uma grande experiência no mercado e, nesta data, eles contam que essa opção é uma das poucas que conseguem agradar todo os tipos e estilos de mães.

“O que a gente percebe é que essa figura se faz presente em diversas pessoas, principalmente quando falamos das pessoas mais novas e crianças. Muitas conseguem enxergar esse cuidado e dedicação em outras pessoas, como nas avós, tias ou madrinhas. Então, acaba que essa personalização pode carregar várias vertentes desse sentimento”, diz Luiza, uma das proprietárias da loja Millan Personaliza.

Há alguns meses, a dupla vem se preparando para as encomendas que aumentam significativamente neste mês de maio. “O ano todo trabalhamos com essa personalização das joias. Seja com a escrita de frases, nomes dos filhos ou de fotos, dependendo do que o cliente solicita. Mas é neste mês das mães que precisamos aumentar os estoques de peças e diversificar os modelos das joias que serão personalizadas. Fazendo um comparativo a outros meses, temos um aumento de até 60% de encomendas”, afirmou Leandro.

Dependendo do tipo de personalização, a peça escolhida pode ser entregue no mesmo dia ao cliente. “A gente procura sempre mostrar alguns modelos que já foram produzidos para ajudar nessa escolha. Mas, temos clientes que já chegam sabendo o que vão querer. Normalmente, a gente consegue entregar no mesmo dia, mas sempre trabalhamos com um prazo de até três ou cinco dias, para que tudo saia perfeito e como as mães merecem”, explicou a sócia.

O casal de artesãos Camila Miranda e Lucas Freitas consegue traduzir em esculturas todo o sentimento de amor que envolve as mães e filhos. Produzida em gesso especial, a réplica de partes do corpo como mãos e pés, é uma forma de eternizar os momentos únicos vivenciados pela maternidade, desde o nascimento ou mesmo na fase adulta.

A técnica artesanal que começou como simples atividade de ocupação no primeiro ano da pandemia, teve uma crescente demanda de produção em datas especiais como o Natal e o Dia das Mães. “Essas são datas em que a gente triplica o faturamento. Pois, em média, fabricamos de quatro a cinco esculturas por mês. Porém, nesse período, a gente chega a confeccionar até 20 peças completas”, contou Camila.

As produções das peças únicas levam, em média, 30 dias para ficarem prontas. Por isso, a artesã diz que as encomendas começam a chegar dois meses antes da data. “Existe todo um trabalho minucioso e cuidados que precisa ser tomado para a peça ficar 100%. Então, a gente sempre pede para que os clientes entrem em contato com bastante antecedência. Porém, ainda é possível sim fazer pedidos, dependendo do modelo”, afirma.

Todos os detalhes e texturas impressos no gesso, ajudam a tornar o presente ainda mais especial. “O principal objetivo desse trabalho é guardar lembranças. Naturalmente, as mães têm o hábito de guardar objetos que lembram as fases dos filhos como o umbigo, a primeira roupinha e a pulseira da maternidade, sapatos ou até o primeiro dente. E, aqui com a gente, é possível também guardar o pezinho ou a mãozinha de uma das fases mais lindas da maternidade”, disse a artesã.

 

Serviço

Como fazer encomendas

O contato com as lojas pode ser feito através do Instagram

l Semijoias personalizadas: @millan personaliza

l Esculturas: @moldesmemoraveis