Luiz Flávio
E os números não param de crescer: o portal do jornal DIÁRIO DO PARÁ alcançou mais de 840 mil usuários e ultrapassou o número 2 milhões de visualizações (páginas visualizadas ou views) em 2023, segundo medição verificada pelo Google Analytics. A performance representa crescimento de mais de 300% em relação aos números de 2022, sendo registrada com menos de 9 meses do lançamento do site, que ocorreu em 22 de agosto de 2022.
Camilo Centeno, presidente interino do grupo RBA, destaca que o site veio para complementar o jornal impresso, que sofreu profundas transformações nos últimos anos, além de reforçar o conteúdo do Portal Diário OnLine (DOL), outro campeão de audiência.
“O site foi criado para ser exclusivamente uma ferramenta para veiculação de conteúdo jornalístico e de notícias bem ao estilo do jornal impresso. O público leitor percebeu isso e também aderiu maciçamente ao site, tornando este mais um campeão de audiência do grupo. E os números continuam crescendo a cada mês. Os números atestam que as mudanças agradaram os leitores e que estamos no caminho correto”, destaca Centeno.
Camilo ressalta que o DOL é um portal independente, que possui características mais abrangentes de notícias e serviços, incluindo entretenimento, e vários outros produtos agregados, postados para que o leitor tenha sempre mais opções de conteúdo de rádio, TV e jornal, inclusive a edição impressa do DIÁRIO.
A diferença é que agora o jornal tem um site voltado para notícias. “É um espaço mais voltado para os acontecimentos factuais, com maior análise dos fatos. Dessa forma, o público pode escolher a melhor forma de se informar, o que é muito bom quando falamos do jornalismo moderno que vem sendo praticado em várias partes do mundo”, detalha o presidente do grupo.
Nilton Lobato, diretor comercial do grupo RBA, lembra que ao longo de sua trajetória, o DIÁRIO DO PARÁ sofreu diversas transformações, sempre pautadas para o mercado leitor e anunciante. “O site do jornal, colocado no ar em agosto de 2022, quando o jornal completou 40 anos de fundação, permite o acesso ao conteúdo de nossa edição impressa e conteúdos exclusivos criados para o portal com conteúdos multimídia como galerias de fotos e vídeos, por exemplo”, ressalta.
“Lá o leitor encontra a edição eletrônica de forma gratuita e “isso faz com que nossos anunciantes tenham dupla visibilidade ao estar anunciando com o jornal de forma publicitária ou assinando alguns de nossos projetos editoriais”, destaca.
Com o site, os conteúdos do DIÁRIO do PARÁ podem ser acessados e consumidos em qualquer lugar do mundo. “Estamos muito felizes por esta oportunidade que os internautas que buscam conteúdo de qualidade, estão nos dando. O trabalho não para por aí e muitos outros avanços e novidades estão por vir”, adianta.
Clayton Matos, diretor de Redação do DIÁRIO, comemora o fato de, em menos de um ano, o portal do jornal ter alcançado uma aceitação espantosa junto agora ao leitor digital. “Este tem a chance de acompanhar o que acontece no Pará, no Brasil e no Mundo em tempo real, com a linguagem que ele se acostumou a ver no impresso”, diz.
A marca DIÁRIO DO PARÁ, segundo Matos, tem um peso enorme. “O que aumenta nossa responsabilidade em entregar ao público o que ele está acostumado a ver na versão impressa”. Ele lembra que no portal o leitor vai encontrar a mesma credibilidade, “agora com mais dinamismo e agilidade na publicação de assuntos de interesse coletivo”.
No primeiro momento o jornal não se prendeu números, entendendo que eles viriam em consequência daquilo que estava sendo implementado. “E para nossa surpresa eles vieram de forma bem positiva num curto espaço e com margem para aumentar ainda mais. O site do DIÁRIO é mais um lançamento de sucesso do Grupo RBA, a exemplo do que ocorre com outros veículos, como o DOL, RBATV, Clube, 99 e Diário FM, e nossas redes sociais”, completa Matos.
Ao acessar o site www.diariodopara.dol.com.br, o leitor terá acesso gratuito a todas as notícias veiculadas no jornal, inclusive edições anteriores. O foco serão as notícias que estão acontecendo no momento e que serão as manchetes do dia seguinte. Quem quiser buscar apenas notícias poderá acessar o site. E os que quiserem além da informação, outros conteúdos como entretenimento, serviços e informações de outros veículos, poderão acessar o DOL.
l Com o lançamento do site o DIÁRIO se equipara aos grandes grupos de comunicação do país como a Folha de São Paulo, que possui um site próprio e o conteúdo disponibilizado no UOL; ou o jornal “O Globo”, que também tem seu conteúdo acessado no portal G1.