Pará

Feira de Empreendedores LGBTQIA+ terá produtos variados para o Dia das Mães

O evento é organizado pela ONG Arte Pela Vida e contará com mais de 300 empreendedores com os mais variados produtos. Foto: David Passinho / Divulgação
O evento é organizado pela ONG Arte Pela Vida e contará com mais de 300 empreendedores com os mais variados produtos. Foto: David Passinho / Divulgação

Diego Monteiro

Neste final de semana, nos dias 6 e 7, a Fundação Cultural do Pará (Centur), no bairro de Nazaré, em Belém, será palco para a 12ª edição da Feira de Empreendedores LGBTQIA+. Com o tema “Presentes Para Mamãe”, a feira promete uma vasta programação para o público, com dezenas de exposições, além de uma programação cultural e concursos.

O evento é organizado pela ONG Arte Pela Vida, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e contará com mais de 300 empreendedores com os mais variados produtos: artesanato, roupas, moda praia, acessórios de beleza, sandálias, bolsas, calçados, entre outras mercadorias. Também terão barracas com doces, salgados, comidas típicas e veganas.

A feira busca fomentar o incentivo à economia criativa local e a sustentabilidade a partir de um conjunto de atividades. Segundo Davidson Porteglio, coordenador geral da iniciativa, a feira faz parte do projeto de “(Re)Existir no mercado de trabalho” e tem como objetivo dar mais visibilidade para trabalhadores sem espaço no mercado convencional.

Segundo o coordenador, a marca desta edição está focada em presentes e lembranças para o Dia das Mães, a segunda data mais importante para o comércio no Brasil, e que costuma ficar atrás apenas do Natal em termos de faturamento. “A ideia é oferecer produtos que tenham esse aspecto de presentear a genitora, seja na moda, na programação ou até mesmo nas lembrancinhas”, afirmou Davidson.

No entanto, é preciso reforçar o principal objetivo do evento, que visa oferecer uma vitrine para diversos artistas e empreendedores da cidade. “São dezenas de pessoas com bons produtos, mas que não conseguem alavancar o negócio. Então a feira vem para agregar e valorizar os produtos, fortalecendo a economia criativa desses empreendedores LGBTQIA+”, concluiu Porteglio.

Programação

Sábado

10h: Apresentação de DJ

12h: Performance Fernando Ator / Escola de Teatro

13h: Banda Brasilzinho

14h: Amandha Crystyna Cantora e Carlos Guthyerrez

15h: Bandas

18h: Coletivo Tamborimbo Carimbó

19h: – Desfile de Moda

20: Shows Drags e Motyron Dub Banda

Domingo

10h: Banda Guarda Municipal

11h: Apresentação de DJ

12h: Cantora Tempestade do Melody

13h: Banda Matinê ao Por do Sol

14h: DJ Jack Sainha

15h: Bandas

18h: Carlos Guthyerrez e Amandha Crystyna

19h: Celebration Desfile

20h: Shows de Drags