Pará

Sistema penal do Pará ganha reforço de 700 novos policiais

Os novos policiais penais foram empossados nesta quarta-feira. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará
Os novos policiais penais foram empossados nesta quarta-feira. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará

Wesley Costa

Nesta quarta-feira (3), o sistema de segurança do Estado do Pará passou a contar com mais 700 novos policiais penitenciários, empossados pelo governador Helder Barbalho, durante cerimônia solene realizada na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”, em Belém. Os servidores são oriundos do concurso público C-208, que ofertou quase 2 mil vagas para atuação em diversas regiões do estado.

Esta foi a segunda cerimônia de posse dos policiais aprovados no certame realizado pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará (Seap). O primeiro evento oficial ocorreu no mês passado, onde 683 policiais assumiram os seus cargos. Uma nova turma com 500 aprovados no mesmo concurso público, também viverá o momento no próximo mês de junho.

Helder Barbalho lembrou que a entrada dos novos policiais significa mais um avanço na projeto de ampliação do efetivo, possibilitando assim maior segurança ao sistema penal, o cumprimento das penas e que o cárcere seja um ambiente de ressocialização, mas acima de tudo, que também seja evitado a partir do cárcere, qualquer tipo de ação da criminalidade surgida de dentro desses ambientes.

Helder Barbalho lembrou que a entrada dos novos policiais significa mais um avanço na projeto de ampliação do efetivo. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará

“Temos a decisão efetiva de, cada vez mais, investir em segurança pública. Seja no policiamento nas ruas ou no fortalecimento do sistema penal”, disse Helder. “Com este conjunto de novos policiais penais chegamos ao total de dois mil e quinhentos novos colaboradores, que estarão prontos a servir e garantir que o sistema penal do estado do Pará, seja um ambiente adequado para o cumprimento da pena e promoção da paz da nossa população”, destacou o governador.

Bastante emocionada, a nova servidora da segurança pública, Jamile Santos Lopes, 28, relembrou a sua trajetória até o momento da posse. “Comecei a estudar há um pouco mais de dois anos e sempre tive o sonho de ser policial. Foram muitas as renúncias e intensa dedicação para que tudo desse certo. Hoje (ontem), estou aqui nessa cerimônia e tudo parece um sonho. A expectativa para o futuro também é muito grande, mas quero fazer a minha parte e colaborar ainda mais com a segurança em nossa comunidade”, contou.

A solenidade contou ainda com a participação de diversas autoridades da área de segurança pública. Entre elas, o secretário nacional de políticas penais, do Ministério da Justiça, Rafael Valasco Brandani, que reforçou a importância do fortalecimento do sistema penal do Pará e as parcerias que contribuem também para as várias ações do ministério da justiça que buscam melhorar os sistemas penitenciários do país.

Esta foi a segunda cerimônia de posse dos policiais aprovados no certame realizado pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará (Seap). Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará

“Vimos nos últimos anos um crescimento significante do sistema penitenciário do Pará, ele evoluiu muito e a população pode sentir isso com todos os investimentos robustos na área de segurança. A formação e concursos para servidores efetivos, também são muitos importantes porque dão segurança e estabilidade a aqueles que trabalham no sistema prisional. Temos uma grande parceria e mais investimentos serão feitos pelo ministério da justiça no Pará e evoluiremos para ter um sistema muito mais eficiente do que temos hoje”, afirmou Rafael.

Os novos servidores serão distribuídos para atuar nas 12 regiões do Estado, sendo elas: Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu.