Na manhã desta terça-feira (2), a Polícia Militar, por meio do Almoxarifado Central (AC), realizou a entrega de 350 armas de incapacitação neuromuscular (AINM), marca condor, modelo Spark, as quais passarão a integrar o kit individual dos policiais militares das Unidades subordinadas ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM (sede), 6º Batalhão, 29º Batalhão e 30º Batalhão).
O ato de entrega ocorreu na sede do Complexo Operacional da PM, no bairro do Souza, e foi realizado pelo chefe do AC, Tenente-coronel Silvio Costa.
As armas de eletrochoque foram adquiridas por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e se caracterizam como Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPOs), ou seja, aqueles projetados, especificamente, com baixa probabilidade de lesões permanentes ou mortes.
A taser Spark é um dispositivo elétrico, incapacitante, não-letal, que emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor pelo agente de segurança pública.
Cada kit contém: 01 arma de incapacitação neuromuscular, 01 coldre, 01 carregador com fonte alimentadora, 01 coletor de dados, 06 eletrodos (cartuchos), 01 alvo silhueta e 01 manual de instrução.