Entre 2 de janeiro de 2020 e 10 de abril de 2023 foram feitas na plataforma Não me Perturbe 3.748.997 solicitações de bloqueios de telefone para o recebimento de ligações de ofertas indesejadas sobre crédito consignado.
Por meio da plataforma, os consumidores podem proibir que instituições financeiras e correspondentes bancários façam contato proativamente para oferecer crédito consignado. Já os pedidos feitos a todas as instituições financeiras somaram 2.931.715.
A maioria dos pedidos de bloqueio de telefone partiu de consumidores de cidades da região Sudeste (53,43%), com 2.003.148 pedidos. A região Sul responde por 18,44% do total de pedidos (691.307), seguida pelo Nordeste (14,65%), com 549.348 pedidos. Centro-Oeste e Norte respondem por 9,91% (371.596) e 3,56% dos pedidos (133.598), respectivamente. O estado de São Paulo, com 1.109.652 pedidos de bloqueio, lidera as queixas no país, seguido por Minas Gerais (425.714) e Rio de Janeiro (390.476). No Pará, foram 47.382 pedidos.
O QUE É
A plataforma “Não Me Perturbe”, disponível na internet no endereço www.naomeperturbe.com.br, possibilita que os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing ativo se cadastrem, gratuitamente, na “Lista Nacional de Não Perturbe”.
Em até 30 dias depois da solicitação de cadastramento, o consumidor não receberá mais ligações para a oferta de:
- serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura das prestadoras participantes: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo; e
- empréstimo consignado e cartão de crédito consignado, das instituições financeiras participantes: Agibank, BMG, BRB, BV, Banco Alfa, Banco C6 Consignado, Banco Master, Banco do Brasil, Bancoob, Banpará, Banrisul, Bradesco, Bradesco Financiamentos, CCB Brasil, CCB Brasil Financeira, Caixa, Cetelem, Daycoval, Digio, Facta Financeira, Financeira Alfa, Inter, Itaú Consignado, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil Financeira, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander / Olé, Sicredi, Zema Financeira.