JC Concursos
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck , anunciou, nesta sexta-feira, 28 de abril, que o governo conta com uma reserva de R$ 2 bilhões para viabilizar a realização de novos concursos públicos do governo federal em 2023. De acordo com ela, a intenção é autorizar as seleções até maio, para que possam ser concluídos ainda neste ano.
O anúncio foi feito após a cerimônia de assinatura do documento que concede reajuste de 9% aos servidores públicos federais. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratou do tema e disse que serão realizados concursos em várias carreiras, “para repor aquilo que desapareceu”, disse.
De acordo com a ministra, as novas seleções deverão ser anunciadas no decorrer das próximas semanas. No início desta semana, o assessor especial da ministra , José Celso Cardoso Júnior, já havia declarado que novos concursos deverão ser autorizados nos próximos três meses, para o preenchimento de aproximadamente 8 mil vagas.
De acordo com o assessor, em um primeiro momento, o Ministério da Gestão está organizando as estruturas do estado e priorizando a realização de concursos públicos nas áreas mais necessitadas
Dentre os primeiros concursos que deverão ser anunciados estão os da Funai e do Incra.
No caso da Funai a previsão é de aproximadamente 500 vagas, para cargos de níveis médio e superior. A seleção já havia sido confirmada, recentemente, pela presidente da autarquia, Joênia Wapichana.
A expectativa pelas novas autorizações é grande desde o último dia 5, quando a ministra Dweck confirmou que os primeiros avais para contratação de servidores seriam divulgados a partir de 10 de abril.
Por enquanto, apenas uma autorização chegou a ser publicada no diário oficial, no dia 10, para o preenchimento de 814 vagas no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTI).
Além destes, diversos outros concursos estão em pauta e poderão ser autorizados nos próximos meses, incluindo os seguintes órgãos:
- IBGE
- Receita Federal
- CVM
- Ministério do Trabalho
- Ibama
- ICMBio
- Ministério do Meio Ambiente