Entretenimento

Clássicos do cinema de graça em mostra no Sesc Digital

Filme de Steven Spielberg indicado a vários Oscar em 2023, "Os Fabelmans" também está na plataforma. FOTO: DIVULGAÇÃO
Filme de Steven Spielberg indicado a vários Oscar em 2023, "Os Fabelmans" também está na plataforma. FOTO: DIVULGAÇÃO

A plataforma Sesc Digital realiza, a partir desta quinta-feira, 27, até 10 de maio, a mostra “Amor ao Cinema”, exibindo de forma online e gratuita produções de diferentes estilos e nacionalidades que se conectam por um sentimento comum: o amor à sétima arte. “O Deus do Cinema”, de Yôji Yamada, “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, e clássicos como “A Noite Americana” (François Truffaut), “Crepúsculo dos Deuses” (Billy Wilder) e “Cinema Paradiso” (Giuseppe Tornatore), estão entre os destaques da programação.

“Os Fabelmans” destaca-se por ter estado recentemente nas grandes premiações do cinema, incluindo sete indicações ao Oscar 2023. O filme de Steven Spielberg é inspirado em suas próprias memórias de infância, e retrata a história de um menino que cresceu no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial. O protagonista é Sammy Fabelman, um jovem que se apaixona por cinema após assistir “O Maior Espetáculo da Terra”, filme dirigido pelo lendário Cecil B. DeMille, acompanhado por seus pais.

Também é possível encontrar documentários como “Lado a Lado”, de Christopher Kenneally, uma investigação sobre a evolução das tecnologias de produção do cinema, desde a era do filme em película até a era digital. No filme, Keanu Reeves entrevista diversos cineastas, atores e outros profissionais da indústria cinematográfica.

Além disso, há opções para assistir em família, no “Cineclubinho”. Um dos filmes em destaque é “A Invenção de Hugo Cabret”, do prestigiado diretor Martin Scorsese. A história ambientada na Paris dos anos 1930, conta a história de Hugo, um órfão que se esconde nas paredes da estação de trem e carrega consigo um robô quebrado deixado por seu pai. Um dia, ao escapar do inspetor, ele faz amizade com Isabelle, e a dupla se aventura em um mistério mágico que desvendará os segredos por trás daquele objeto.

Quem busca por clássicos do cinema, encontra ainda títulos como “A Rosa Púrpura do Cairo”, de 1985, do diretor Woody Allen. A história se passa na época da Grande Depressão dos anos 1930 e gira em torno de Cecilia, uma garçonete que para escapar da realidade vai ao cinema ver um filme de aventura e romance. E estará disponível o já citado “Crepúsculo dos Deuses”, onde Norma Desmond, uma antiga estrela do cinema mudo, se recusa a aceitar o fim de sua carreira e contrata Joe Gillis, um jovem roteirista, para ajudá-la a retornar ao sucesso, mas ele logo se vê preso em uma teia de ilusões e loucura.

Há ainda opções de filmes nacionais que também prestigiam a magia do cinema, como “Saneamento Básico, O Filme”, de Jorge Furtado, contando a história de uma comunidade que se mobiliza para construir uma fossa usando a única verba que existe na cidade, destinada a produzir um vídeo de ficção. E “Um Filme de Cinema”, de Walter Carvalho, em que o diretor brasileiro pergunta a seus entrevistados: “Por que você faz cinema e pra que serve o cinema?”. Entre os convidados estão nomes como Hector Babenco, Julio Bressane, Andrew Wajda, Vilmos Zsigmond, Ruy Guerra, Jia Zhangke, entre outros.

ASSISTA

Mostra “Amor ao Cinema”

Quando: 27 de abril até 10 de maio

Onde: Plataforma Sesc Digital (www.sesc.digital/home)

Quanto: Acesso gratuito.