Wesley Costa
Neste ano de 2023, a Escola Estadual José Veríssimo, localizada no bairro de Batista Campos, em Belém, completou 120 anos de fundação e serviços educacionais prestados à população paraense. A instituição de ensino inaugurada em 19 de abril de 1903 é uma das unidades educacionais mais antigas do Pará.
Para celebrar a data, uma programação com diversas atividades foi realizada contou com apresentação de podcasts, desfile, exposição fotográfica e debates que proporcionaram uma imersão na história.
Com atendimento inicial voltado para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos, a instituição de ensino faz parte do quarto Grupo Escolar, fundado em Belém pelo governador Dr. Paes de Carvalho. O nome da unidade é uma homenagem ao ilustre paraense José Veríssimo Dias de Matos, ícone que influenciou gerações atuando como professor, jornalista, historiador, novelista e crítico brasileiro.
Natural do município de Óbidos, no oeste paraense, Veríssimo ajudou também a criar a Academia Brasileira de Letras e ocupou a 18º cadeira da instituição.
Para a atual diretora da escola, Cristina Maria Almeida de Assunção, a data reforça o papel da educação na construção de uma sociedade. “São gerações formadas por essa escola que todo dia, ao longo do tempo, manteve uma educação de qualidade. Hoje, temos um espaço totalmente reformado e podemos comemorar, pois sabemos que seu legado ainda vai durar muito tempo e assim, sempre lembrar que a educação é transformadora e que sem ela, não há como uma sociedade evoluir e levar o que há de melhor para o mundo”, disse.
Melhor do que contar a história foi poder vivenciá-la por um período e ainda voltar para criar novas narrativas, como é o caso do Professor de Ensino Religioso, Maiko de Jesus.
“A história da minha vida se confunde com a própria escola. Aqui estudei desde a minha 5ª série e fiz vários amigos. Poder celebrar esses 120 anos, agora, como também membro do corpo docente, é uma enorme satisfação, principalmente ainda por ter sido eleito para me caracterizar e representar Veríssimo, um homem que sempre foi defensor da educação”, lembrou o professor.
A programação comemorativa pelos 120 anos da escola segue nesta quarta-feira (26) com diversos serviços de cidadania gratuitos destinados para toda a comunidade. Os participantes vão poder contar com emissão de carteira de Identidade, corte de cabelo, oficina de fotografia mobile, palestras com temas sobre empregabilidade, perigos nas redes sociais, nutrição e saúde mental.
Além disso, haverá apresentação de podcast com participação de ex-alunos e muito mais. As atividades iniciam às 8h e os atendimentos vão ocorrer por ordem de chegada.