A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) irá divulgar o listão dos aprovados no Processo Seletivo Próprio (Prosel) na próxima sexta-feira, 28, às 10h de forma presencial, nos campi, e às 11h no site da instituição. Estão sendo ofertadas 1.292 vagas para 42 cursos nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu.
Após 10 anos, a Ufra voltou com o Processo Seletivo Próprio e, com ele, a tradição de divulgar o listão dos aprovados de forma presencial nos campi. Em Belém, a universidade irá receber a imprensa para a leitura dos nomes dos aprovados e o listão será afixado em mural que ficará disponível no Prédio Central a partir das 10h.
No mesmo horário os outros cinco campi da Rural também divulgarão o resultado de forma presencial. A divulgação de forma virtual será às 11h no site da Pró-reitoria de Ensino (Proen), no link proen.ufra.edu.br
Inicialmente, o Prosel ofertou 1.120 vagas, o que corresponde à metade das vagas para o ingresso na Ufra. No entanto, como previsto no edital, foram acrescentadas as remanescentes do Sisu 2023, somando mais 172 e totalizando 1.292 vagas disponíveis para as 10.679 pessoas inscritas. O resultado da homologação das inscrições e a demanda por curso já está disponível no site da Proen [https://proen.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=333&Itemid=526].
A demanda de inscritos no Prosel Ufra 2023 aponta que o curso mais concorrido é o de Medicina Veterinária em Belém, com 40 vagas ofertas e 1.593 pessoas inscritas, tendo 39,8 candidatos por vaga.
Habilitação
O edital de habilitação de matrícula será divulgado na sexta-feira, 28, com a convocação dos classificados e a lista dos documentos obrigatórios para a matrícula, que será feita de forma online. No mesmo dia, também será divulgada a lista dos candidatos aprovados e não classificados e os eliminados no site da Proen.
Período de ingresso
Os calouros do Prosel, assim como os do Sisu, iniciarão as atividades acadêmicas no primeiro semestre letivo de 2023, que iniciará no dia 12 de junho. Com exceção dos cursos de Enfermagem, em Parauapebas, e Letras Língua Portuguesa, em Tomé-Açu, cujo início será no segundo semestre.
Fonte: Ufra