O maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima virá a Belém no dia 26 de abril, para uma palestra que integra a programação da Corrida e Caminhada do SESI 2023. O evento será realizado no auditório Albano Franco, na FIEPA, às 18h.
Paranaense, filho de família humilde, Vanderlei trabalhou desde muito cedo na lavoura de cana de açúcar para ajudar os pais. Somente aos 11 anos ganhou, na escola, o primeiro par de tênis e foi aí que o esporte entrou na sua vida e mudou seu futuro. Aos 14 anos passou a se dedicar ao atletismo, iniciando uma carreira longa e de êxito nas pistas do Brasil e do mundo.
Vanderlei se tornou mundialmente conhecido após ter sido agarrado durante a maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. O atleta estava liderando a prova, quando, aos 35km, um manifestante o empurrou, prejudicando a concentração de Vanderlei. Ele seguiu correndo, mas perdeu a liderança e concluiu a prova em 3º lugar, garantindo a medalha de bronze, sua primeira conquista olímpica.
“Naquele ano havia um sonho que eu sempre alimentei, que era o de conquistar uma medalha olímpica. Não importava a cor. A minha conquista foi maior que a decepção de não ter ficado com o ouro”, relatou.
Pela determinação e demonstração de espírito olímpico, o Comitê Olímpico Internacional concedeu a Vanderlei a medalha Pierre de Coubertin, honraria conferida a somente seis atletas na história dos Jogos Olímpicos de Verão.
Depois desse episódio, Vanderlei se manteve como um dos maiores maratonistas do mundo e, em 2008, criou o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, que tem a proposta de usar o atletismo para garantir um futuro melhor para crianças e jovens.