Bola

Remo começa semana decisiva para concretizar o sonho da classificação na Copa do Brasil

Matheus Miranda

Daqui a exatos três dias o Clube do Remo entra em campo pela consolidação do seu feito mais expressivo nesta temporada: a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil de 2023. O avanço a tal fase, caso confirmado, premiará a agremiação azul-marinho com o valor milionário de R$3,3 milhões, imprescindível para ajudar o time no planejamento para suas ambições no decorrer do ano. O embate decisivo frente ao Corinthians-SP, pela terceira fase na Neo Química Arena, em Itaquera (SP), ao lado da vantagem simbólica em poder jogar pelo empate dada a vitória contundente em Belém há duas semanas (12) por 2 a 0, conta com fatores que podem ajudar o time.

O principal deles é a péssima fase do adversário, que vive uma sequência irregular no gramado, situação que faz com que os torcedores da equipe do Parque São Jorge se portem literalmente como um ‘bando de loucos’ pela apatia da equipe alvinegra.

Desde que tomou um baile do Leão Azul no Mangueirão, a equipe paulista ainda se mostra atordoada. Em dois jogos realizados desde então, foi uma vitória e uma derrota na bagagem, pelo Brasileirão e Libertadores, respectivamente, ambas com atuações ruins.

A oscilação derrubou o treinador Fernando Lázaro na última quinta-feira (20), substituído de imediato por Cuca. Acontece que o treinador não foi bem recebido pelos torcedores, com protestos escancarados através de pichações no muro do centro de treinamento da equipe e através das redes sociais.

O clima hostil deve ser determinante para o último compromisso do alvinegro antes do encontro com a equipe paraense, nesta noite (23), contra o Goiás-GO, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, fora de casa, um termômetro do que a equipe do treinador Marcelo Cabo poderá enfrentar pela frente na quarta-feira.

Independente do momento delicado vivido pelo Corinthians-SP, o comandante azulino reitera humildade e respeito total ao oponente, atual vice-campeão do torneio nacional. Marcelo Cabo explica: “É um jogo de muita expectativa. A gente tem uma chance real de classificação. A gente sabe como é difícil enfrentar o Corinthians-SP no Itaquerão, é um time muito forte em casa impulsionado por sua torcida. Temos que ser muito melhores do que fomos em casa. A gente sabe da dificuldade de enfrentar o vice-campeão da última edição e sabe do tamanho da grandeza do Corinthians”, diz o treinador remista, sempre com os pés no chão.

Muriqui vai usar da sua experiência para ajudar o Leão a sair com a classificação do Itaquerão – Foto: Samara Miranda/Remo

JOGADORES PREGAM FOCO E HUMILDADE

Ciente de tudo que rodeia a equipe, para o bem ou para o mal após este compromisso, os profissionais do Clube do Remo reiteram a fórmula para nova boa apresentação contra o alvinegro. “Foi muito importante a vitória para nós e para todo o elenco. Nós precisamos dar o nosso melhor, vencer esse jogo e ir com tudo. O dia a dia representamos o que é a camisa do Remo. A nossa camisa é pesada, vencemos e é importante pro clube e pra todos nós”, diz o volante Richard Franco, que balançou as redes na partida anterior, em Belém.

O meia Matheus Galdezani, destaque nos 90 minutos iniciais, também comentou: “Nossa equipe se comportou muito bem em campo, fizemos um jogo absolutamente seguro. Nos comportamos bem. Tivemos uma vitória importante, agora é focar nesse próximo jogo, pés no chão, que ainda temos muito a conquistar”, pondera.

Por último, o atacante Muriqui, autor do segundo gol do triunfo do Remo em Belém, destaca: “Vai ser um jogo bem difícil. O Corinthians é uma equipe tradicionalíssima do nosso futebol brasileiro. A gente sabe o quão difícil vai ser esse jogo. Mas temos que continuar trabalhando. A gente tem condições de fazer um bom jogo e sair vitorioso. A gente espera que na quarta-feira tenhamos a atitude. A gente sabe da dificuldade do jogo, mas o nosso objetivo é entrar em campo e vencer”, aponta o atleta remista.