Notícias
Moraes quebra sigilo de imagens do 8/1 do Planalto e manda ouvir servidores do GSI
Assuntos
Notícias
THAÍSA OLIVEIRA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira (21) a quebra de sigilo das imagens de 8 de janeiro das câmeras de segurança do Palácio do Planalto e o depoimento dos servidores do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) que aparecem nas cenas.
Trechos do circuito interno de segurança do Planalto foram divulgados pela CNN Brasil na quarta (19), e levaram à queda do ministro do GSI Gonçalves Dias. O material foi colocado sob sigilo pelo governo federal e negado à Folha em fevereiro.
Na decisão desta sexta, o ministro do Supremo exige o envio de “todo o material existente” em poder do GSI em até 48 horas, e afirma que a “preservação integral das imagens” “será aferida em posterior perícia”.
No despacho, Moraes também determina que o ministro interino do GSI, Ricardo Capelli, envie cópia integral da sindicância instaurada, no âmbito do GSI, para apuração das condutas dos agentes públicos civis e militares envolvidos no episódio.
A reportagem da Folha pediu, via Lei de Acesso à Informação, a íntegra das imagens registradas pelas câmeras de segurança internas e externas do sistema do Palácio do Planalto, referentes ao domingo em que manifestantes golpistas vandalizaram os prédios dos três Poderes.
Ao negar acesso à íntegra das imagens, o GSI afirmou em fevereiro não ser “razoável” divulgar informações que exponham métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos da segurança presidencial.
Mais Notícias
Mais artigosE NESSA LOUCURA...
Claudio Castro canta 'Evidências' em evento com Alexandre de Moraes
O governador do Rio de Janeiro Claudio Castro (PL) surpreendeu políticos e empresários ao cantar "Evidências" a plenos pulmões
ABSURDO
Violência na escola: professora agride criança com livros e é presa; assista
A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (22) uma professora que foi filmada agredindo um aluno de 4 anos em uma escola particular de Caxias do Sul.
INQUÉRITO
Investigação que indiciou Bolsonaro pode ser desmembrada e atingir entorno do ex-presidente
O relatório final da Polícia Federal que levou ao indiciamento de Bolsonaro e seu filho foi encaminhado, na sexta-feira (15), ao STF (Supremo Tribunal Federal)
LEIA E TENTE ENTENDER
Gêmeo que tem filhos gêmeos será pai novamente... De gêmeos!
Casal já tem gêmeos em casa e agora espera mais um par idêntico; história virou quase um trava-língua de tantas gerações de gêmeos.
FIM DE UMA ERA
Grand Mercure de Boa Viagem fecha as portas no fim de agosto
A rede Grand Mercure pertence ao grupo francês Accor, uma das maiores cadeias hoteleiras do mundo, com presença em mais de 100 países.
DEFESA
Bolsonaro desafia Moraes e nega violar regras do STF
O pedido de esclarecimentos foi motivado por relatório da PF que sugeria que Bolsonaro não teria respeitado integralmente as condições definidas pelo STF.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade