Saber Viver

Cuidados que você precisa saber ao adotar um pet

Cuidados que você precisa saber ao adotar um pet Cuidados que você precisa saber ao adotar um pet Cuidados que você precisa saber ao adotar um pet Cuidados que você precisa saber ao adotar um pet
Cuidados que você precisa saber ao adotar um pet

Adotar um pet é sempre um momento marcante e de muita alegria, porém muitas são as preocupações relacionadas à saúde e bem-estar do animal com a sua chegada. Apesar do amor e carinho serem características obrigatórias para os tutores, durante toda a vida do pet é necessário comprometimento, para garantir que o novo integrante da família tenha a vida repleta de saúde e aventuras.

Para esclarecer as dúvidas comuns de muitos tutores, sejam ou não de primeira viagem, destacamos alguns pontos de atenção, desde o momento em que há a decisão da adoção, é necessário assumir um compromisso de garantir o bem-estar do pet nesta importante fase da nova vida.

Banho e corte de unhas: caso seja um filhote é preciso concluir o protocolo vacinal para que ele esteja liberado para tomar banho.

Passeios ao ar livre: passeios devem ocorrer somente quando o protocolo vacinal for concluído, pois há riscos deste pet adquirir doenças em contato com outros animais.

Idade do animal: o médico veterinário está apto, através algumas observações, em determinar a idade aproximada do animal, ao se atentar a características, como o aspecto da dentição ou se as trocas dos dentes já foram concluídas. No caso dos idosos, também é possível fazer essa análise com a observação da coloração dos pelos da face.

Medicação para vermes: esta indicação deverá ser realizada apenas pelo médico veterinário, que avaliará caso a caso. Para isso, ele entenderá qual o estilo de vida do pet.

Vacinas: a única vacina obrigatória no Brasil, tanto para filhotes quanto para adultos, é a antirrábica, pois a raiva é uma zoonose de grande importância e deve ser administrada após 12 semanas de vida, sendo administrada como reforço anual.

Castração: se o tutor tem a intenção de castrar o pet, é de extrema importância que haja uma consulta pré-operatória.

Pulgas e carrapatos: existem diversas medicações para controle de ectoparasitas no mercado e várias formas de apresentação.

Alimentação: a alimentação é a base para uma boa saúde intestinal do pet e, segundo a especialista, estar alinhado com veterinário é ideal para garantir a saúde e qualidade de vida.

Crédito

Com informações da Assessoria de Imprensa Ecossistema Anima