Saber Viver

Deus mão tarda e nem falha.

Deus mão tarda e nem falha.

(…) As irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”. Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”. Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava. (…) então lhes disse claramente: “Lázaro morreu, e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias. (…) Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires”. Disse-lhe Jesus: “O seu irmão vai ressuscitar”. Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada. “Tirem a pedra”, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: “Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias”. Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? (…) Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora! “. O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho, e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir” Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele. (João 11:1-44)

No evangelho de João, encontramos essa passagem sobre a morte e a ressurreição de Lázaro. Jesus fora avisado que seu querido amigo estava doente e propositadamente não se apressa a ir ter com ele, demorando-se mais dois dias onde estava. Nesse interim, recebe a notícia do falecimento do amigo e esclarece o propósito de sua demora: Para que creiam! Quando Jesus chega até Lázaro, este já estava sepultado há quatro dias e naturalmente, seu corpo em decomposição, já estaria cheirando mal, confirmando não se tratar de morte parente. Então, Jesus ordena em alta voz que Lázaro deixe a caverna onde se encontrava e venha para fora. E todos testemunharam a ressureição de Lázaro!

Esse relato nos ensina, que em tudo Deus tem um propósito. Muitas vezes nos perguntamos porque estagiamos tanto tempo em um deserto de dificuldades, esquecendo que nesses períodos são tempos de muito aprendizado, tratamentos e curas.

Jesus espera propositadamente mais dois dias para ir ter com o amigo Lázaro, com o objetivo claro de mostrar a Glória de Deus e seu grande poder, sem deixar dúvidas de que um milagre ali acontecera. Assim também ocorre com a filha de Jairo. (Mc 5:21-43; Mt: 9.23-26; Lc 8:49-56).  Jesus fora chamado porque a menina estava doente, mas no caminho, encontra a mulher do fluxo de sangue e se detém para falar com ela, quando é avisado que não vale mais a pena ir até a menina, pois já estaria morta. Contudo, Deus nunca tarda e nem falha. Jesus agindo em seu nome, permite o atraso mais uma vez com o claro propósito de não deixar dúvidas quanto ao poder divino.

Assim, pensas que se Deus parece demorar em atender às tuas súplicas e orações, algo ele está fazendo em teu benefício, pois Ele sabe o tempo e a hora exatos de intervir. Se te perguntas por que Deus permitiu passares por dificuldades, enganos ou grandes tribulações; saibas que ele te ensina no deserto e jamais te abandona. Apenas controla tudo de longe para que completes teu caminho e aprendas a ser mais forte, cauteloso, manso como as pombas e prudente como as serpentes. (Mat. 10:16)

Então, chega o dia em que Ele se mostra e como num piscar de olhos muda o quadro, transformando as maldições em bênçãos, os enganos em aprendizado, as lutas em vitórias, a fraqueza em força e as dúvidas em fé!