Atualidades

O que um filme sobre a criação do Air Jordan nos ensina sobre Marketing de Influência?

O que um filme sobre a criação do Air Jordan nos ensina sobre Marketing de Influência?

Assunto da vez: o filme “AIR: A História Por Trás do Logo” é um sucesso de crítica e nas redes sociais. Ele mostra uma das mais inteligentes e inovadoras jogadas de marketing do mundo. Quem já assistiu? O longa está em cartaz nos cinemas e estou doida pra ver!

Para quem estudou Marketing ou Comunicação, não há como passar pela sala de aula sem conhecer um pouco sobre a história da Nike. A marca simplesmente é uma das mais emblemáticas do esporte – e conquistou esse status à custa de diversas ações estratégicas que são consideradas referência.

A história por trás de um logo

Um calçado tão importante e tão icônico que merece um filme sobre sua história. Essa é a premissa do filme “AIR: A História Por Trás do Logo”, e mostra como uma aposta certeira pode ser transformadora para qualquer empresa.

O longa conta como uma empresa de tênis de corrida prestes a decretar falência, cria uma estratégia para aumentar suas vendas ao se aliar a esportes típicos norte-americanos e tenta uma parceria com Michael Jordan, uma estrela em ascensão, nos anos 1980.

Tênis de milhões

Hoje fica claro que a aposta deu certo – e muito! O tênis de solado reto e cano alto, com o inesquecível logo do jumpman, é um divisor de águas na indústria da moda, do marketing e dos esportes. Inclusive, o par usado por Jordan nas finais da NBA de 1988, é o calçado mais caro já comercializado, à venda em leilão por 10 milhões de dólares.

O filme aborda os estágios iniciais da negociação da Nike com Jordan e sua família, e como eles criaram um tênis que não era apenas o calçado que ele usava, mas, sim, uma peça que carregava a imagem e todos os valores de um dos maiores atletas de todos os tempos.

Elenco estrelado

Dirigido por Ben Affleck, que também dá vida a Phil Knight, fundador da Nike, o filme ainda reúne um elenco incrível como Matt Damon, Viola Davis, Jason Bateman e Chris Tucker.

Uma curiosidade é que Affleck decidiu não escalar ninguém para o papel do atleta, já que ficaria claro para o público que aquele “coadjuvante” não era o verdadeiro Michael Jordan. Por isso, ele só aparece de costas e em poucas cenas.

É um filme sobre lendas, que te inspira a sonhar grande. Ele provoca a reflexão de como temos que confiar na nossa intuição quando se trata de inovar e empreender. É uma lição sobre negócios e, trazendo para os tempos de hoje, sobre Marketing de Influência.

O filme já está em cartaz em algumas salas de cinema de Belém e vale a pena assistir!

Crédito:

Imagem/Reprodução MGM/Amazon