Pará

Pará registrou 8,4 mil acidentes de trabalho em 2022 com 63 mortes

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em 2022, o Brasil registrou 612 mil acidentes de trabalho. No Pará, foram 8.473 ocorrências, com 63 óbitos, que colocaram o Estado na 14ª posição no ranking nacional de acidentes de trabalho, de acordo com um levantamento feito pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, plataforma de informações oficiais e públicas, desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho (OIT Brasil).

Com o objetivo de reforçar a prevenção de acidentes dentro das indústrias do Estado, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/PA) e REDES/FIEPA, promoverá nesta quarta-feira (19/04), no auditório Albano Franco, um workshop de sensibilização para a importância de se manter hábitos saudáveis e comportamentos seguros no ambiente de trabalho para reduzir os índices de doenças ocupacionais, absenteísmo e acidentes, que em muitos casos podem ser fatais.

Durante o encontro, realizado em alusão ao Abril Verde, será realizada a palestra “Gerenciamento de risco com a gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP)”, com o técnico de Saúde e Segurança do SESI Pará, Ronildo Monteiro.

“A palestra vai mostrar a importância de fazer a gestão dos elementos que compõem o FAP, que é um tributo federal relacionado à saúde e segurança do trabalho, e sensibilizar as empresas para que elas invistam em saúde e segurança e reduzam acidentes, previnam doenças e consigam também uma diminuição na sua tributação que pode ser de até 50%. Então, a ideia é orientar as empresas para este investimento em saúde e segurança se converta em benefícios financeiros e econômicos”, explica Monteiro.

Segundo Jacilaine Souza, gerente executiva de Segurança e Saúde da Indústria do SESI Pará, o evento busca incentivar as melhores práticas e promover a reflexão para a gestão regular da saúde e segurança em ambientes industriais.

“A intenção é fomentar entre as empresas uma mudança de mentalidade, de cultura. Queremos incentivar as empresas a pensarem na área de Saúde e Segurança do Trabalho como um investimento para a promoção de ambientes de trabalho com mais qualidade, mais saudáveis e seguros, com ações regulares e a atenção que o tema precisa e merece”, afirma.

A gerente conta que em uma pesquisa realizada no ano passado com mais de 1 mil gestores de empresas de todo o Brasil o SESI Pará aparece em primeiro lugar no combate ao absenteísmo, quadro que acompanha os afastamentos relacionados a acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.

“O resultado desse levantamento feito pelo Departamento Nacional do SESI em todo o País demonstra a liderança da instituição paraense no segmento de Saúde e Segurança no Trabalho (SST)”, avalia.

Serviço:

Workshop Saúde e Segurança no Trabalho em Ambientes Industriais

Local: Auditório Albano Franco da FIEPA (Trav. Quintino Bocaiúva, 1588).

Data/Hora: Dia 19/04 às 08 horas

Inscrições: http://bit.ly/SSTAmbientesIndustriais

Entrada Gratuita