Concursos & Empregos

Portal do Trabalhador oferta cursos e encaminha ao emprego em Belém

Marco Aurélio diz que o Portal funciona de portas abertas na sede da avenida Nazaré. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Marco Aurélio diz que o Portal funciona de portas abertas na sede da avenida Nazaré. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Pryscila Soares

Com a principal missão de realocar trabalhadores no mercado de trabalho e, também, de qualificar profissionais por meio da oferta de cursos, o Portal do Trabalhador, também conhecido como Sine Municipal, atende mensalmente em torno de 200 usuários presencialmente.

Com sede no bairro de Nazaré, em Belém, o órgão oferta serviços de orientação e emissão da carteira de trabalho digital, de habilitação para o recebimento de seguro-desemprego, além de cadastrar usuários no serviço de busca de vagas de emprego do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A intermediação da mão de obra é um dos principais serviços oferecidos pelo Portal. As vagas são anunciadas gratuitamente pelas empresas parceiras e são disponibilizadas no sistema nacional do Sine, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Ofertamos a emissão da carteira de trabalho digital. Nós fazemos a intermediação de mão de obra, que é a captação da mão de obra ofertada pelas empresas. Nós disponibilizamos essas vagas no sistema e encaminhamos as pessoas para as vagas. Para cada demanda de uma empresa, disponibilizamos entre 3 a 5 vagas (no sistema) e a empresa é que faz a seleção do trabalhador”, pontuou o coordenador do Portal do Trabalhador, Marco Aurélio.

O coordenador ressaltou que o Portal funciona de portas abertas. Ou seja, o usuário não necessita agendar o atendimento. Basta comparecer ao local no horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, dispondo das informações e documentos necessários para o tipo de serviço que a pessoa busca.

QUALIFICAÇÃO

Para o trabalhador desempregado, além de oferecer o serviço de habilitação ao seguro-desemprego, o Sine Municipal também oferta vagas em cursos diversos com o intuito de qualificar essa mão de obra e facilitar o retorno do trabalhador ao mercado de trabalho.

“Hoje é possível fazer a solicitação de seguro-desemprego pelo sistema gov.br. Mas, quando o trabalhador tem dificuldade, a gente faz a solicitação por aqui. Também ofertamos cursos de qualificação para que esse trabalhador volte logo para o mercado. A missão do Sine é recolocar esse trabalhador no mercado de trabalho”, explicou Marco Aurélio.

Até a próxima sexta-feira (14), o Portal estará com inscrições abertas para os cursos de operador de caixa e de atendente de farmácia. Serão oferecidas em torno de 50 vagas para cada curso e as inscrições são presenciais. E, para acompanhar a divulgação dos cursos ofertados pelo Sine, o trabalhador deve acessar o portal da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e o perfil nas redes sociais.

“Estamos estabelecendo uma parceria com o Sebrae para oferta de cursos e estamos com tratativas de uma parceria com a Universidade Federal do Pará, na área da implementação de um aplicativo, que é a central de trabalhadores autônomos para o aproveitamento daquele trabalhador que atua como pedreiro, eletricista, carpinteiro”, disse.

SERVIÇOS

O Portal do Trabalhador, também conhecido como Sine Municipal, oferece atendimento ao trabalhador que esteja necessitando de:

– Orientação/habilitação do seguro desemprego; encaminhamento ao mercado de trabalho; análise curricular e orientação/emissão da carteira de trabalho digital.

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Endereço: Av. Nazaré, n° 669, esquina com a Tv. Quintino Bocaiúva. E-mail: [email protected].

Busca por vagas de emprego/Sine: https://www.trabalhabrasil.com.br/.

Para acompanhar a oferta de cursos do Sine Municipal, acesse: https://secon.belem.pa.gov.br/. Instagram: @secon.pmb.

Documentação exigida para os serviços executados no portal do trabalhador

Intermediação de Mão de Obra:

– CTPS física ou digital; PIS ou NIT; RG; CPF; comprovante de residência; certificados de cursos.

Habilitação do Seguro Desemprego:

Carteira de Trabalho (CTPS); TRCT – Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (Original); Requerimento Seguro-Desemprego (Original); Três (3) últimos contracheques; RG e CPF; Comprovante de residência (cópia); Extrato do Saque do FGTS.

Emissão de Carteira Profissional:

– A emissão da Carteira Profissional é feita pelo aplicativo carteira de trabalho digital. Conforme Lei nº 13.874/2019, a emissão de CTPS físicas só são feitas excepcionalmente em casos previstos na LEI, e de competência do Ministério da Economia/SRTE/Pa.