JR Avelar
O município de Afuá, na Ilha de Marajó, que estava há mais de 40 dias sem registro de crimes violentos, letais e intencionais, foi palco de um caso que a Polícia Civil investiga se foi de caráter passional ou outra motivação.
Uma mulher teria esfaqueado o próprio companheiro, no último domingo (16), fato ocorrido no rio Cajuúna, região do Campo Limpo, zona ribeirinha da cidade, no arquipélago marajoara.
Segundo as informações que constam no relato de policiais militares da 32ª Companhia Integrada, vinculada ao CPR XII do Marajó Ocidental, uma guarnição estava em rondas quando foi acionada, via interativo, por uma senhora, irmã da vítima, que afirmou que a companheira dele o teria esfaqueado.
A qualificação da suspeita foi repassada como Talia Balieiro Lobato. Segundo o relato de testemunhas, ela teria efetuado várias facadas em Augusto Cesar Lobato Cardoso. A vítima encontrava-se desacordada no hospital municipal, devido ao ferimento ocasionando pela suspeita.
Diante das informações, a guarnição realizou o deslocamento até a unidade hospitalar, onde foi informada pelos médicos plantonista que a vítima havia morrido devido à gravidade dos ferimentos. Augusto Cesar Lobato Cardoso era considerado um bom goleiro nas divisões de futebol do município de Afuá.
A guarnição coletou informações com os familiares do homem sobre o possível paradeiro da suspeita. Com o apoio do soldado Neri, que estava de serviço extraordinário, a guarnição realizou diligências nos locais informados na tentativa de prendê-la.
Os militares foram até a casa do pai da acusada e também onde aconteceu o crime, mas ela posteriormente foi encontrada na casa de sua avó.
Os policiais a informaram que seu companheiro estava morto e, em seguida, deram voz de prisão. A mulher acabou conduzida para a delegacia de Polícia Civil de Afuá, onde foi apresentada para procedimentos de flagrante por homicídio consumado.
Em nota, a Prefeitura de Afuá, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura (SEMTELC), lamentou o trágico falecimento de Augusto Cesar Lobato Cardoso, conhecido carinhosamente pelos amigos como “Bácula”, que atuava na seleção da Espanha da XXIV Copa do Mundo de Futsal Nelson Salomão, cuja rodada foi cancelada em virtude da sua morte.