Concursos & Empregos

Ambiente digital mudou forma de se fazer currículo. SAIBA COMO!

Ambiente digital mudou forma de se fazer currículo. SAIBA COMO!

Pryscila Soares

A forma mais simples e assertiva de buscar vagas no mercado de trabalho é realizar um cadastro nos portais que diariamente anunciam novas oportunidades para profissionais de diversas áreas. Com a internet, as empresas quase deixaram de receber aquele currículo físico, de várias páginas, e passaram a apostar na versão digital do documento. A maioria delas dispõe de plataformas próprias para que o usuário conheça as oportunidades e participe dos respectivos processos seletivos.

Mas, para chamar a atenção do recrutador, o candidato precisa atentar para o tipo de currículo profissional que as empresas buscam atualmente. A diretora da Gestor Consultoria, Nara D’Oliveira, explica que as empresas recebem milhares de currículos todos os dias. Apesar da grande concorrência, é possível destacar-se seguindo um modelo que atrai a atenção dos recrutadores.

“Um RH recebe um número grande de currículos e o que faz um recrutador parar para analisar um currículo, primeiro ele tem que ser focado e objetivo. Capa e carta de apresentação não se usam mais. Precisa ter os dados pessoais como telefone, e-mail e o endereço. O Pará tem atividade econômica no estado inteiro, então o recrutador precisa saber onde você mora. No campo objetivo não é para colocar frases como ‘quero contribuir porque sou esperto’, mas sim mencionar a área na qual você quer atuar”, pontua a diretora.

PREENCHIMENTO

No campo da escolaridade, o candidato precisa informar o seu grau de formação. Se a pessoa possui uma graduação, não é necessário pontuar, por exemplo, as escolas onde realizou o ensino médio. Já no campo das experiências, é válido informar em quais empresas trabalhou, com período, cargo e descrição das atividades. Além disso, currículo com a foto do candidato é algo dispensável para a maioria das empresas, conforme informou Nara.

“O que a pessoa fez na empresa é o que ela tem de experiência e o que ela sabe fazer. Se for colocar cursos, eles precisam estar alinhados com o objetivo, do contrário, melhor nem mencionar. No campo outras atividades, coloque atuação em associações do terceiro setor, trabalhos voluntários, se morou em outra cidade e se fez intercâmbios. Pode mencionar até mesmo atividades que não são de carteira assinada, mas que tenham a ver com a área em que quer atuar. O ideal é que tudo isso esteja numa página só”, frisa a gestora.

Segundo a diretora, a Gestor Consultoria iniciou o mês de abril com 1.200 vagas abertas em variados segmentos como a indústria, agronegócio e a mineração. Ou seja, há vagas no mercado e quem está em busca de novas oportunidades precisa investir em um currículo com uma boa apresentação para concorrer.

“O mercado do Pará é aquecido pelo agronegócio e a mineração. É o que move a economia. Já o varejo se alimenta da indústria. O trabalho de quem está desempregado é procurar emprego. O seu currículo tem que ser uma boa amostra para o recrutador te chamar e querer saber mais sobre a sua experiência. Algo pequeno e com muito conteúdo alinhado”, disse. “Quem está procurando emprego, hoje existe um número fantástico de plataformas e quanto mais você se cadastra, mais visibilidade você tem. Todas as grandes empresas que estão contratando no Pará têm as suas plataformas”, destaca.

SITES

CADASTRO DE CURRÍCULOS

https://comtalento.dev.bredi.com.br/

https://www.linkedin.com/

https://www.infojobs.com.br/

http://www.catho.com.br

https://www.vagas.com.br/

https://www.99jobs.com/

https://www.glassdoor.com.br/

https://www.trabalhabrasil.com.br/

https://empregabrasil.mte.gov.br/

https://www.indeed.com.br/

https://www.rekruta.me/

https://www.nube.com.br/

https://www.gupy.com.br/

https://www.maturi.com.br/

PASSO A PASSO PARA FAZER UM CURRÍCULO PROFISSIONAL

– O currículo precisa seguir uma lógica, por isso tem de ser focado e objetivo.

– Informe dados pessoais como telefone, e-mail e o endereço. O recrutador precisa saber onde você mora.

– Escolha uma fonte legível e de tamanho 12.

– Só coloque foto no currículo caso seja exigido pela empresa ou se a companhia for, por exemplo, do ramo de varejo.

– No campo do objetivo seja direto e mencione a área na qual você quer atuar. Exemplo: gerente comercial.

– No campo da escolaridade, informe o seu grau de formação (graduação; pós-graduação e etc). Se possui uma graduação, não é necessário pontuar, por exemplo, as escolas onde realizou o ensino médio.

– No campo das experiências, é válido informar em quais empresas trabalhou, com período, cargo e descrição das atividades.

– As atividades desempenhadas nas empresas correspondem a experiência do candidato e o que de fato ele sabe fazer.

– No campo dos cursos, informe os que estejam alinhados com o objetivo, do contrário, melhor não mencionar.

– No campo de outras atividades, coloque experiências em associações do terceiro setor, trabalhos voluntários, se morou em outra cidade e se fez intercâmbios. Pode mencionar até mesmo atividades que não são de carteira assinada, mas que tenham a ver com a área pretendida.

– O ideal é sintetizar as principais informações e agrupá-las em uma única página para que o recrutador consiga fazer uma leitura rápida e de um conteúdo de valor.

Nara D’Oliveira, diretora da Gestor Consultoria