Para o ano de 2023, o programa Luz Para Todos, executado pela Equatorial Pará, prevê a instalação de 5 mil ligações no Oeste do Pará. A ampliação das redes elétricas nas áreas urbanas e rurais deve chegar a mais de 2 mil quilômetros. O investimento estimado é de cerca de R$ 120 milhões.
Entre os municípios que serão beneficiados na região Oeste estão: Santarém, Belterra, Novo Progresso, Juruti, Oriximiná, Itaituba e o distrito de Moraes de Almeida.
Segundo o gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Pará, Jorge Barbosa, a inciativa provoca diversas mudanças positivas na vida da população que passa a ter acesso à eletricidade.
“Depois que a energia elétrica chega, por exemplo, os agricultores passam a comprar mais equipamentos e as famílias também passam a ter mais eletrodomésticos como televisores, geladeiras, ventiladores. Benefícios que vão além do campo. Eles também chegam nas grandes cidades, nas fábricas que podem aumentar sua produção e faturamento gerando mais empregos diretos e indiretos”, finaliza Jorge.