Bola

Leão Azul dá baile, bota o Corinthians para dançar e vence por 2 a 0 no Mangueirão

Matheus Miranda

O futebol definitivamente é um esporte maravilhoso! Derrubando qualquer lógica possível, o Leão Azul, em Belém, botou o Gavião para voar na capital paraense ao sair na frente pela primeira partida válida pela 3º fase da Copa do Brasil de 2023. Na noite desta quarta-feira (12), o Clube do Remo, na marra, venceu o Corinthians-SP por 2 a 0, resultado gigantesco e conquistado de maneira imponente, o que deixa a equipe viva rumo à oitava de final do torneio e ao valor milionário de R$ 3,3 milhões aos seus cofres. As duas equipes voltam a se enfrentar na próximo dia 26 deste mês, na Neo Química Arena, em Itaquera (SP), pela definição da classificação. O Mais Querido joga pelo empate para fazer história no certame nacional.

Ciente do tamanho do resultado para a competição e para a sequência da sua temporada, a equipe paraense foi além. Diante do adversário integrante da elite do futebol nacional, o Leão Azul bateu de frente no decorrer da primeira etapa, ao ser dominante em grande parte dos 45 minutos iniciais devido a estratégia montada pelo treinador Marcelo Cabo ao lançar sua equipe totalmente ofensiva e compacta. A resposta no gramado pela ousadia veio logo aos 11 minutos. Em jogada trabalhada, Richard Franco, em posição açucarada, aproveitou rebote para abrir o marcador e levar o Mangueirão – abarrotado – à loucura com belo gol. A partir daí, um baile azulino.

Com triangulações, jogadas pelas beiradas e tentativas de fora da área, os mandantes fizeram valer a partida na Amazônia. Galdezani, Pablo Roberto, Richard Franco e Pedro Vitor buscaram aumentar a vantagem. Do outro lado, Yuri Alberto e Pedro tentaram em contra-ataque, mas sem tanto perigo.

Na virada do tempo, visivelmente abalado, o treinador Fernando Lázaro optou pela entrada dos titulares Fagner e Róger Guedes, artilheiro do time. As mexidas colocaram fogo na partida com o visitante mais contundente. Du Queiroz e Roger Guedes tentavam da intermediária e em jogadas individual, respectivamente. Guedes, por sinal, tentou servir Yuri Alberto que acabou perdendo o tempo da bola.

Apesar das tentativas do alvinegro, o Leão Azul rugiu alto em seus domínios. Em contra-ataque todo trabalhado coletivamente, Lucas Mendes alçou bola na área para Muriqui, artilheiro da equipe, escorar e aumentar o placar para os azulinos, aos 15 minutos. No decorrer do jogo, uma verdadeiro disputa de oportunidades desperdiçadas por ambos os lados. Com um final tenso, o time soube controlar a partida até o apito final para uma redenção magistral em campo.

FICHA DO JOGO

Remo: Vinícius; Lucas Mendes, Ícaro, Diego Guerra e Leonan; Anderson Uchôa, Richard Franco (Diego Ivo), Pedro Vitor (Fabinho) e Matheus Galdezani (Diego Tavares); Pablo Roberto (Curuá) e Muriqui (Lucas Marques). Técnico: Marcelo Cabo.

Corinthians: Cássio; Du Queiroz, Gil, Bruno Mendez e Fábio Santos; Giuliano (Cristian), Paulinho (Matheus Araújo) e Adson (Fagner); Maycon, Yuri Alberto e Pedro (Róger Guedes). Técnico: Fernando Lázaro.

Local: Mangueirão. Árbitro: Ramon Abatti Abel – SC (FIFA). Assistentes: Kleber Lucio Gil – SC e Eder Alexandre – SC. C.A: Fágner e Fábio Santos (C).