Pará

Governo lança projeto habitacional para PMs em Marabá

 Nesta primeira etapa, serão construídos 350 apartamentos, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2024.
Nesta primeira etapa, serão construídos 350 apartamentos, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2024.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e do Fundo de Assistência Social da Polícia Militar, lançou na manhã desta quarta-feira (12) o projeto habitacional do Condomínio Boulevard Tocantins, no município de Marabá, na região Sudeste. O projeto vai contemplar ainda os municípios de Santarém, no Oeste, e Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Nesta primeira etapa, serão construídos 350 apartamentos, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2024.

“É um projeto que visa garantir segurança aos militares, e que também vai proporcionar lazer. O condomínio vai contar com playground, churrasqueira e salão de festas, para que os policiais tenham acesso a uma moradia digna e segura”, explicou o coronel Moisés Costa da Conceição, diretor do Fundo de Assistência Social da Polícia Militar.

O projeto do “Boulevard Tocantins” inclui 22 torres, cada uma com 16 apartamentos. As unidades terão 57 metros quadrados (m²), com sala, cozinha, dois quartos, sendo um suíte, e banheiro, e equipamentos de acessibilidade.

“Os 350 apartamentos serão implementados na primeira etapa do projeto. Quando fechar esse projeto, buscaremos novas parcerias para dar continuidade ao conjunto habitacional em outros municípios. Se houver demanda, será dada continuidade. Em parceria com a SPU (Secretaria do Patrimônio da União), para que se consiga ter novas áreas e fazer andar o projeto. A partir de 2024 será entregue a primeira etapa, mas o policial já pode entrar com a documentação junto ao Banpará (Banco do Estado do Pará) e adquirir o seu apartamento”, explicou Moisés Costa.

Ele acrescentou que o diferencial em relação aos financiamentos em geral é que a entrada para o policial será de 10% do valor do imóvel, e o banco financiará os 90% restantes. O Banpará oferecerá taxas de juros de 0.66% ao mês, e a partir de 7.9% ao ano.

O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, enfatizou que uma das prioridades do governador Helder Barbalho foi promover segurança para aqueles que, no dia a dia, trabalham pela segurança dos cidadãos paraenses. Segundo ele, a Polícia Militar tem uma história fantástica, que precisa ter, do governo do Estado, a sensibilidade da proteção aos homens que fazem a segurança de todos.

“O governador Helder Barbalho viabilizou este projeto, o comandante (comandante-geral da PM) Dilson Júnior, têm sido um baluarte no sentido de que iremos brevemente inaugurar em Marabá quase 350 apartamentos, que os policiais terão a oportunidade de financiar pelo Banco do Estado do Pará com juros específicos, para que eles possam ter aqui a sua moradia”, frisou João Chamon.

Ele ressaltou que se trata do primeiro empreendimento para esse público, e que vários outros serão feitos em várias regiões. “Estamos mostrando o quanto o governador Helder tem se preocupado com a sociedade paraense, em todos os setores. E aqui, no caso específico de dar segurança àqueles que fazem a nossa segurança”, complementou o secretário regional de Governo.