Atualidades

Instituto Avon promoveu mais de 255 mil atendimentos em prol do enfrentamento à violência contra mulheres e da atenção ao câncer de mama

Instituto Avon promoveu mais de 255 mil atendimentos em prol do enfrentamento à violência contra mulheres e da atenção ao câncer de mama

Em 2022, o Instituto Avon, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos fundamentais da população feminina do Brasil, possibilitou 255.611 atendimentos e 1.847 capacitações em prol das causas que apoia: o enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e a atenção ao câncer de mama. Desde a sua fundação, a organização já investiu mais de R 180 milhões em mais de 400 projetos, pesquisas e ações de conscientização.

“Em quase duas décadas de história, o Instituto Avon vem trabalhando diariamente para promover suporte, conforto e serviços qualificados para as brasileiras que vivenciam a busca por diagnóstico e tratamento para o câncer de mama, bem como, para que as que recorrem à nossa ajuda para colocar um fim a ciclos de violência. Essa pequena amostra de atendimentos realizados ao longo do ano passado revela o quanto ainda precisamos evoluir enquanto sociedade para acolher e assegurar os direitos de mulheres que passam por entraves que as distanciam de seu pleno desenvolvimento e liberdade”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

Enfrentamento à violência contra mulheres

No primeiro semestre do ano passado, o Brasil bateu recorde de feminicídios, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, registrando 1400 casos ao longo do período — média de quatro mulheres por dia. Para colaborar com a redução desses índices e facilitar o acesso da população feminina a redes de apoio, o Instituto Avon, em parceria com o Grupo Accor, continuou a ampliar a atuação do Programa Acolhe. A iniciativa, implementada em 2020, é um pilar do Fundo de Investimento Social Privado Pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, criado com o objetivo de acolher brasileiras e seus dependentes em situação de violência e contribuir com o fortalecimento de políticas públicas. Atualmente, 302 municípios, em 22 estados do país, estão habilitados a usar o programa. Somente em 2022, 403 pessoas foram acolhidas pelo projeto e 1376 servidores públicos que atuam em prol desta causa foram impactados. Além disso, três novos acordos foram assinados com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, Consórcio ABC e Osasco para a execução do programa nestas regiões.

Outra iniciativa que auxilia o braço social da Avon no enfrentamento às violências de gênero é a assistente virtual Ângela. Via WhatsApp, a chatbot recebeu 19.621 solicitações ao longo do último ano e gerou 219 encaminhamentos de pessoas em situação de violência para atendimentos multidisciplinares oferecidos pela organização, como acolhimento psicológico e orientação jurídica. Em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Instituto Avon também realizou a 11ª edição do Workshop de Acesso à Justiça. O objetivo da ação foi fortalecer as redes de proteção a mulheres do estado por meio da capacitação de agentes públicos. No total, 120 profissionais participaram dos treinamentos.

Créditos

Com informações do  [email protected]