Assim como viajar, nadar também é preciso! A natação é um esporte que melhora a força, tonifica os músculos e trabalha todo o corpo, estimula as articulações e ligamentos e ajuda no controle de peso e na queima da gordura. A natação é indicada para todas as idades, idosos, grávidas e bebês, por ser um tipo de atividade física com poucos riscos e impacto para os ossos.
Crawl, costas, peito e borboleta são alguns estilos que podem ser praticados. Para quem ainda é um peixe fora d ‘água é normal achar que é difícil aprender, mas aos poucos, a pessoa vai aprendendo alguns exercícios e técnicas que o ajudarão a nadar corretamente. Assim, é recomendado ter aulas de natação de 2 a 3 vezes por semana, de 30 a 50 minutos de cada vez.
Esporte completo
A natação é um esporte muito completo e inclusivo, que trabalha a maior parte dos músculos do corpo, ao contrário do que acontece na musculação, por exemplo, onde os exercícios são realizados de forma mais localizada. A prática ainda atua como importante aliado nos tratamentos de lesões ou recuperação de cirurgias, por exemplo.
Musculatura fortalecida
Adequado para todas as idades por ser um esporte de baixo impacto, pois a água amortece os impactos, sendo especialmente indicado para idades mais avançadas onde o risco de lesões é maior. A natação ajuda a manter articulações e ligamentos exercitados e saudáveis, melhorando também a flexibilidade e a postura do corpo.
Queima de gordura
Como este é um esporte feito dentro de água, os músculos são forçados a exercer um maior esforço, o que acaba por aumentar o gasto de calorias.
Xô, estresse!
A prática da natação promove o prazer e o bem-estar, uma vez que a prática de exercício melhora a satisfação e o humor. Além disso, como melhora também a circulação sanguínea e a oxigenação do sangue, acabando por melhorar a memória e a capacidade de raciocínio.
Melhora a respiração
A natação é um esporte com grande exigência respiratória, que melhora muito a respiração e a capacidade aeróbica. Com a natação, existe um maior fortalecimento dos músculos da parede torácica, o que permite uma melhor contração e expansão do pulmão, permitindo aos pulmões oxigenar melhor o sangue.
Fonte: https://www.tuasaude.com