Muito mais do que uma época para se deliciar com ovos e coelhos de chocolate, a Páscoa é um importante feriado religioso repleto de tradições e costumes.
Ao longo dos anos, algumas dessas práticas e costumes foram adaptadas e reinterpretadas e hoje – mesmo se você não acreditar no Coelhinho da Páscoa – esses costumes são celebrados por muitas pessoas, em todo o mundo. Separamos algumas curiosidades sobre a páscoa pelo mundo, descubra agora:
Páscoa no judaísmo
Comemorada de diferentes formas por judeus e cristãos, a Páscoa significa “passagem”. Para o povo judeu simboliza a saída do Egito, conduzido por Moisés. Os testamentos relatam que o profeta ordenou que os hebreus, na noite do 14º dia do primeiro mês, matassem um carneiro, assassem o animal e o comessem com pão sem fermento.
Ressurreição
Para os cristãos, a Páscoa relembra a ressurreição de Jesus, comemorada após a Páscoa dos judeus. A Páscoa dos cristãos ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia, a partir de 21 de março, sempre caindo em dias diferentes.
Ovos
A tradição de presentear com ovos é antiga, com registros de 3.000 anos atrás. Como nessa época não existia chocolate, o comum era usar ovos de galinhas pintados.
Coelhinhos
Existem duas explicações que usam os coelhos como símbolos da Páscoa. A primeira e a mais tradicional diz que o Coelhinho da Páscoa foi trazido à América por imigrantes alemães em meados de 1700. Segundo a lenda, o animal visitava as crianças, escondendo ovos coloridos para serem encontrados por elas na manhã de Páscoa. Já a segunda é que o coelho é o símbolo de fertilidade, representando a renovação de uma vida que traz boas novas e dias melhores.
E você, conhece alguma curiosidade sobre a Páscoa? Conta aí!