Entretenimento

DOL Music abre novas inscrições; saiba mais

O Rei do Brega Paraense, Wanderley Andrade, lançou o clipe “Ai, Saudade”, no DOL Music. Foto: Divulgação
O Rei do Brega Paraense, Wanderley Andrade, lançou o clipe “Ai, Saudade”, no DOL Music. Foto: Divulgação

Lana Oliveira

Desde o dia 29 de abril de 2021, quando o DOL Music foi lançado, a plataforma de música do DOL tem se tornado uma ferramenta importante para que artistas locais divulguem seus trabalhos. O espaço que agrega cantores, compositores e músicos do Pará e região chega em sua 3ª temporada trazendo sempre grandes talentos artísticos.

A nova fase do DOL Music está com inscrições abertas para que artistas regionais divulguem seus videoclipes de forma inédita e gratuita na plataforma. A ferramenta disponibiliza matérias exclusivas no portal DOL e nas páginas do DIÁRIO DO PARÁ, além de proporcionar visibilidade aos cantores que buscam se inserir no mercado fonográfico por meio da divulgação em massa nas redes sociais, nas rádios e na TV do Grupo RBA.

O DOL Music é uma porta de entrada no meio musical e de incentivo à cultura regional, como explica a jornalista Haynna Hálex, coordenadora de Multimídia do DOL e responsável pela plataforma.

“O projeto surgiu por conta dessa necessidade que os artistas da nossa terra tinham de divulgar os seus trabalhos musicais. A nossa plataforma oferece uma ampla divulgação, sempre buscando mostrar a arte, o talento e a cultura do nosso estado por meio da música. Por isso entramos nessa nova fase mantendo o nosso propósito, que é incentivar os nossos artistas”, explica Haynna.

 

Para jovens talentos e artistas consagrados

O Rei do Brega Paraense, Wanderley Andrade, lançou o clipe “Ai, Saudade”, no DOL Music. Ele parabenizou a iniciativa da plataforma e declarou que é uma ideia brilhante e extraordinária, pois contribui para pesquisas de músicas paraense realizadas em âmbito nacional e internacional.

“Eu que faço shows em 17 países sei que o nosso querido brega, a nossa música popular paraense, é um dos ritmos mais acessados, até mesmo por curiosidade de quem deseja saber quem é Wanderley Andrade, a Banda Calypso, Edilson Moreno, etc. Então, ter esse documento em um site de notícias que valoriza o Pará, com informações sobre a história do artista e da música paraense é fantástico, tanto a nível de pesquisa quanto de afinidade de informação. Parabéns a quem torna isso real. Foi um grande privilégio participar”, diz ele.

Wanderley ainda destaca que o DOL está sempre inovando e trazendo oportunidades de valorização para os artistas.

“Me senti muito valorizado. Eu sou privilegiado por fazer parte deste Know-how. Naturalmente, meu trabalho está inserido porque a gente já vem investindo há um tempo atrás, mas também é muito gratificante ver que as portas do site estão abertas a novos talentos. Nós plantamos uma semente e hoje eu colho no Brasil todo, em 17 países, e continuo plantando, com muita fé e sendo grato primeiramente a Deus. Graças a ele, a cada dia que passa a gente se sente mais valorizado”, ressaltou.

O cantor aproveita para incentivar outros artistas a produzirem conteúdos autorais, lançarem novas músicas e clipes, pois jamais se deve deixar de acreditar e investir em seus talentos. “Rapaziada temos que nos unir e produzir, não pensando somente em idade, porque a idade é um estado de espírito, nós temos é que produzir músicas inéditas e colocar nossa criatividade paraense para funcionar”.

O bregueiro reforça que faz isso constantemente, dando conta de sua agenda corrida no cenário nacional e internacional. “Mas eu não perco meu foco, razão pela qual montamos um estúdio, única e exclusivamente para ajudar as pessoas que fazem músicas paraenses, que fazem músicas do Pará”, destaca.

Além de incentivar outros artistas, o cantor também ajuda novos talentos a buscarem seu espaço no mercado da música.

“A gente prepara toda uma logística e eu me sinto muito confortável em saber que através do meu trabalho consigo ajudar tantos outros artistas, que estão iniciando a carreira e outros que já estão aí na jornada musical. Agradeço a Deus e ao meu povo paraense, amazonense, acreano, enfim, o Brasil todo e fora do país também, porque os brasileiros são danados e onde tem brasileiro tem bregueiro; e onde tem bregueiro tem cara romântico e muito amor para dar. Mas credo!!!”, brinca Wanderley, com o seu tradicional bordão.

Abraçar o novo divulgando a boa música

Para quem já participou do DOL Music e teve seu clipe divulgado na plataforma, como o cantor Marcelo Aguiar, que lançou o clipe da música “Mesa de Centro”, o espaço foi essencial para que o público pudesse conhecer seu trabalho. “Participar do Dol Music, sem dúvida nenhuma, é uma experiência muito interessante, pois assim nós artistas paraenses tivemos a oportunidade de levar nosso trabalho para muita gente que ainda não conhecia e passaram a curtir, ir nos shows, nos seguindo inclusive em nossas redes sociais e nas plataformas digitais. Muito bom mesmo!”, disse.

Outro artista divulgado pelo DOL Music foi o cantor Diogo Nasi. O portal foi como um divisor de águas em sua carreira. “Para mim, que sou um artista independente, que tem lutado para ter meu espaço no cenário da música paraense, é e foi muito importante ter meu clipe lançado pelo DOL Music, e prova que aos poucos tenho conseguido meu espaço, pois ter uma música minha em um veículo de tamanho prestígio e compromisso com os artistas paraenses, sem contar no grande alcance, é sinal de vitória. Não deixa de ser uma realização tanto pessoal quanto profissional”, revelou.

PARA ENTENDER

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR

l O artista ou banda deve enviar um release contendo informações sobre a trajetória musical, trabalhos e informações sobre o clipe que será lançado;

l É necessário enviar fotos em alta resolução para divulgação;

l O videoclipe da música deve ser inédito para ser lançado de forma exclusiva no DOL Music e no formato FHD 1080p, resolução (1920x1080px) e extensão em MP4;

l O artista precisa gravar vídeos curtos para as redes sociais para o IGTV do Instagram, que deve ser no mínimo de 1 minuto e 30 segundos. O formato é em FHD 1080p, resolução 1920x1080px e extensão em MP4;

l Vídeo de rede social curto, com no máximo 30 segundos e extensão em MP4. O vídeo pode ser enviado para análise por meio do e-mail [email protected]

ORIENTAÇÕES

l Para os artistas que pretendem participar, fica acordado que os participantes autorizam o Grupo RBA, por prazo indefinido, a fazer uso de seus nomes e imagens, sem qualquer ônus e/ou contraprestações devidas às partes, para divulgação desta campanha e de seus resultados, em qualquer tipo de mídia.

l O público irá conferir em duas sextas no mês, um dos lançamentos musicais enviados e todos os clipes ficarão disponíveis para compartilhamento nas redes sociais do Grupo RBA. O DOL Music dará ênfase nas entrevistas e destaque para o vídeo que será de produção dos próprios músicos e produtores.