Pará

Estado oferece mais de 30 serviços de graça para mulheres em Ananindeua

A Fundação ParáPaz, por meio do projeto “Entre Elas”, realiza nesta sexta-feira (31), de 9h às 17h, em Ananindeua, um dia dedicado às mulheres e seus filhos. Foto: Ag. Pará
A Fundação ParáPaz, por meio do projeto “Entre Elas”, realiza nesta sexta-feira (31), de 9h às 17h, em Ananindeua, um dia dedicado às mulheres e seus filhos. Foto: Ag. Pará

A Fundação ParáPaz, por meio do projeto “Entre Elas”, realiza nesta sexta-feira (31), de 9h às 17h, em Ananindeua, um dia dedicado às mulheres e seus filhos. A programação, que ocorre na sede do Bancrévea, estima receber mais de mil mulheres, com a oferta de mais de 30 serviços gratuitos que vão desde cursos e cuidados estéticos a atendimentos de saúde, segurança, educação, cidadania, assistência, emprego e renda e esporte e lazer.

“Queremos oportunizar um dia todo para a mulher vulnerável, a mulher vítima de violência, que é assistida pelo programa ou não, para que ela seja atendida em todas as demandas do projeto ‘Eles Elas’. Inclusive, já temos mulheres de municípios vizinhos vindo para esta ação. É um momento de lazer também, teremos até uma feira de empreendedorismo. É uma oportunidade de inclusão social efetiva dada pelo Estado”, destaca a delegada Claudilene Maia, chefe da Procuradoria Jurídica da Fundação ParáPaz e coordenadora do projeto.

Órgãos estaduais e parceiros, como Ministério Público, Defensoria Pública e Sebrae, vão oferecer uma série de serviços, como encaminhamentos para emissão de documentos; agendamentos para exames de mamografia e PCCU; orientações para a saúde da mulher; avaliação oftalmológica; consultas médicas com clínico geral, ginecologista e pediatra; carretas com cursos de estética e gastronomia; entre outros.

“Este é o maior evento do Pará dentro do mês das mulheres. É mais do que uma ação de cidadania. O nosso acolhimento é diferenciado, porque nós estamos disponibilizando ônibus para essas mulheres saírem com segurança de seus lares e possibilidade efetiva de deslocamento, além de apoio alimentar”, complementa Claudilene Maia.

Projeto “Entre Elas” – Criado em 2020 pelo Governo do Pará, o Projeto “Entre Elas” acolhe mulheres vítimas de violência doméstica. Uma equipe de profissionais capacitados oferece um espaço seguro para compartilhar as vivências dessas mulheres e enfrentar os problemas. Desenvolvido pela Fundação ParáPaz, a iniciativa vai além do atendimento emergencial pós-violência, realizando busca ativa por mulheres em situação de vulnerabilidade social em rodas de conversa na Região Metropolitana de Belém e cidades do interior.