Matheus Miranda
Nesta noite (29), o estado do Pará saberá qual das suas duas potências irá representá-lo na grande decisão da Copa Verde de 2023. A partir das 20h, Clube do Remo e Paysandu se reencontram pela definição da vaga que vai permitir a disputa do bicampeonato ou tetracampeonato, respectivamente, pelo torneio regional, no embate definitivo pela semifinal do certame, no estádio Mangueirão, Belém.
O Leão Azul joga pelo empate, já que possui um gol de vantagem no agregado com base no triunfo nos 90 minutos iniciais jogados no domingo passado (26). Enquanto isso, o Papão precisa de um resultado expressivo por dois tentos de diferença para ir à finalíssima. Uma vitória por um gol de diferença do time bicolor levará a edição 768° do maior clássico da Amazônia, o Re-Pa, a ser decidido nas penalidades máximas. No que depender das equipes e, especialmente dos torcedores, que fizeram a ‘rapa’ nas vendas das entradas, a vitória é a grande ambição nesta quarta-feira.
A resolução positiva no jogo, por sua vez, deverá ser quanto à efetividade nos detalhes. No final de semana (26), o grande desequilibrante no choque-rei do Norte foi à tomada de decisão correta em um dos raros lances de perigo, no caso azulino, em contra-ataque fulminante. A premissa se baseia pela tensão e pelo equilíbrio que geralmente definem o jogo entre os titãs. O ‘algo a mais’, geralmente batido por ambos os lados, também deve ser diferencial, já que Leão e Papão vão a campo com baixas expressivas, devido às cinco expulsões recentes: Richard Franco e Diego Tavares pelo azulino; Genilson, Gabriel Davis e João Vieira pelo Lobo.
Entre desvantagem e agregado, fato é que a partida de hoje ainda está em aberto. Somente o retrospecto neste momento fala por si. O Remo vai em busca da sua consolidação tática-técnica na temporada diante do arquirrival rumo à disputa do seu primeiro título no ano. O Paysandu, em momento mais delicado, almeja utilizar do Re-Pa como o grande ponto de partida em uma direção de solidez no gramado.
Entre análise, projeções, estatísticas e dados, o embate mais disputado do mundo já demonstrou que tudo vai por água abaixo a partir do apito inicial. O Mangueirão versão Fifa está pronto para ser palco, novamente, do choque dos gigantes da Amazônia. Que vença o melhor!
FICHA DO JOGO
Remo: Vinícius; Lucas Mendes, Ícaro, Diego Guerra e Leonan; Anderson Uchôa, Curuá, Pedro Vitor e Pablo Roberto; Jean Silva e Muriqui. Técnico: Marcelo Cabo.
Paysandu: Thiago Coelho; Samuel Santos, Bocanegra, Wanderson e Eltinho; Jiménez, Rithely, João Pedro e Ricardinho; Mário Sérgio e Bruno Alves. Técnico: Márcio Fernandes.
Local: Mangueirão. Horário: 20h. Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES). Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES). Transmissão: Remo TV, Papão TV, Rádio Clube do Pará, Dol (lance a lance).