Por Gerson Nogueira
O governador Helder Barbalho condecora, hoje (28), no Palácio do Governo, os agentes da Polícia Civil que atuaram em uma operação levada a cabo na quinta-feira (23), no Rio de Janeiro. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Civil do Rio e outras forças de elite da segurança dos dois Estados, para cumprir mandados de busca e apreensão contra investigados por participação em organização criminosa de atuação nacional. Mais de 20 policiais que atuaram no planejamento, investigações, serviços de inteligência e na execução da operação serão homenageados.
PREMIAÇÕES
Três projetos paraenses foram premiados na 21º Feira Brasileira de Ciências Engenharias (Febrace), realizada em São Paulo. “Cata-Histórias”, do estudante Marlon Rodrigues Machado, da Escola Aristóteles de Castro, de Igarapé-Miri, ficou em 4º lugar em Ciências Humanas. O projeto Mini-Transponder, do aluno Daniel Gonçalves, de Abaetetuba, ganhou o Prêmio da Marinha e o Projeto Destaque do Pará. “Uso de Defensivo Agrícola Natural em Hortas Escolares”, das alunas Débora Guimarães e Domingas da Silva Pereira, de Santarém, foi premiado pela Editora da USP.
DESENVOLVIMENTO
Uma iniciativa que já beneficia com programas de apoio 16 municípios paraenses é a ponta de lança do grande projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec) desde 2019. Até o fim de 2023, a companhia planeja alcançar sete regiões de integração do Estado. Através do fortalecimento do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Local, a Codec busca implementar políticas públicas específicas para o estímulo ao desenvolvimento econômico, com a participação do poder público, entidades de classe e representantes do setor produtivo.
MUDANÇA
A delegada da Polícia Civil Christiane Ferreira da Silva deixou a direção da Defesa Civil de Belém para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Sensível à causa ambiental, com vários prêmios no currículo, como a medalha do Mérito da Defesa Civil, ela terá o desafio de executar a proposta ambiental da gestão para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2025. Christiane é graduada em Direito pela UFPA e tem especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social.
INCLUSÃO
A Prefeitura de Belém promove um mês de atividades e palestras para debater a educação inclusiva dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos pela rede municipal de Educação. O simpósio começa na sexta-feira, 31, às 9h, no Centur, com pronunciamentos do prefeito Edmilson Rodrigues; da secretária municipal de Educação, Araceli Lemos; e da coordenadora do Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes, Tatiana Maia.
AUTISMO
A programação segue até 30 de abril, com debates, caminhadas em Belém e Mosqueiro, além de atividades culturais sob a coordenação do Crie, que atende 1.172 estudantes com autismo, o que corresponde a 52% da demanda total do atendimento da educação inclusiva, que hoje alcança 2.254 pessoas com os mais variados tipos de deficiência. A programação é dedicada ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril, e instituído pela ONU em 18 de dezembro de 2007.
LINHA DIRETA
A transmissão do jogo da Seleção Brasileira com Marrocos, no sábado (25), garantiu o 1º lugar em audiência à RBA Band em Belém, cravando 836% de crescimento na audiência da faixa horária, comparado aos quatro últimos sábados na praça.
O governador Helder Barbalho assina hoje, às 10h, na Ceasa, as ordens de serviço para a implantação do Estacionamento e Reconstrução da Pavimentação com drenagem e ampliação da Malha Viária na sede da central de abastecimento.
A Procuradoria-Geral do Município de Belém tem novo titular: Miguel Gustavo Carvalho Brasil. Ele ingressou nos quadros da PMB por concurso, em 1998. É mestre em Direito e Desenvolvimento da Amazônia e pós-graduado em Direito Municipal e Direito Tributário pela UFPA.
O MPT PA-AP e outros órgãos participam do movimento nacional de prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Entre as atividades previstas está a campanha Abril Verde nos estádios do Parazão. O primeiro a aderir foi o Águia de Marabá.
No próximo dia 3 de abril, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realizará o primeiro seminário do projeto de pesquisa “Beneficiamento primário, propriedades físicas e químicas das amêndoas de cacau nativo (theobroma cacao) e sistema informativo geográfico das ilhas”.
A programação ocorrerá das 8h às 17h no prédio central do Campus Belém da Ufra. O evento é promovido em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Museu Goeldi e Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da UFPA.