Wal Sarges/Diário do Pará
Apartamento” nomeia o primeiro EP autoral do cantor e compositor Igor Mendes, que será lançado nesta sexta-feira, 31, nas principais plataformas digitais, a partir da meia-noite.
Com cinco faixas musicais, este é também o primeiro EP solo do artista, que se lançou há dois anos na cena artística paraense. Antes, ele integrou bandas covers locais, tais como Paquetá, que faz tributo à banda Los Hermanos, e The Lay, uma banda de indie rock que cantava músicas em inglês.
Multi-instrumentista, Igor Mendes conta que gravou todos os sons dos instrumentos do EP em home estúdio, no ano de 2020. As faixas, todas inéditas, resultam de sua inspiração no período de pandemia. “Divagar” foi o primeiro single lançado naquele período. As outras faixas são: “Deixo”, “Cais”, “Dias” e “Viral”.
“As faixas surgiram a partir do primeiro single, são relativamente parecidas. A ideia do EP veio durante a pandemia, período de lockdown, que lembra aquele sentimento de solidão, típico daquele momento, inclusive o nome apartamento vem disso, tanto da palavra em si, quanto de estar à parte, afastado de todos. Tem uma música que fala da positividade tóxica na internet, outra que fala de relacionamento, outra que fala da amizade. Por elas terem nascido na pandemia, todas imprimiram esse sentimento de solidão”, explica Igor Mendes.
Ele quis expressar nas composições uma narrativa direta, sem rodeios para falar do que sentia. “As composições têm curta duração, cerca de 2 a 3 minutos, porque eu quis ser direto. São músicas bem pessoais, que falam como eu particularmente me senti naquele período que fomos obrigados a viver sozinhos, afastados de amigos ou familiares. São músicas que são fáceis de se identificar. Passamos por tudo isso juntos, apesar de termos nossas particularidades, mas os sentimentos foram coletivos. Compor foi o que me ajudou a passar por tudo isso”, afirma ele, que tem como referências artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil e bandas como Teatro Mágico, misturando melodias inspiradas na MPB clássica com elementos de pop, beat lo-fi, pianos e sintetizadores.
PROCESSO
Normalmente, o artista diz que as letras de suas músicas surgem da prática diária de tocar e escrever. “Eu gosto de me inspirar em pessoas, amigos, situações ou até em filmes. No caso da pandemia, não tinha como criar uma música que não transparecesse aquele momento”, conta ele, que após o EP já tem planos para novo single, em fase de gravação.
PARA BAIXAR
“Apartamento”
EP de Igor Mendes
Quando: A partir de 31/03 (sexta-feira), à meia-noite;
Onde: plataformas digitais
Quanto: gratuito