Saber Viver

Ativando a vitamina D

Supplement, Lemon, Vitamins, Nutrition, White Background
Supplement, Lemon, Vitamins, Nutrition, White Background

Estilo de vida, fatores genéticos e obesidade influenciam a produção deste micronutriente. Exposição solar, atividades físicas e suplementação ajudam a repor.

Essa é para deixar os paraenses em alerta. Uma pesquisa brasileira inédita que acaba de ser publicada pelo jornal científico inglês Journal of the Endocrine Society comprovou que, mesmo em dias de sol, uma parcela significativa dos brasileiros apresenta insuficiência ou deficiência de vitamina D. Os índices foram de 50,7% e 15,3%, respectivamente, no grupo de 1.029 participantes.

O estudo, chamado Epidemiology of Vitamin D (EpiVida)—A Study of Vitamin D Status Among Healthy Adults in Brazil, foi realizado por pesquisadores das Universidades Federais do Paraná e de São Paulo, Fundação Oswaldo Cruz e Obras Sociais Irmã Dulce e teve como objetivo estimar a prevalência da vitamina D em associação a estilo de vida, demografia socioeconômica e hábitos culturais nestas três regiões metropolitanas. Para isso, foram avaliadas amostras de sangue e considerados dados de um questionário respondidos pelos participantes.

“Variáveis como genética, demografia e estilo de vida influenciam a produção de vitamina D. Os hábitos recém-adquiridos durante a pandemia Covid-19, que levou maioria da rotina da população para dentro de casa, por exemplo, também podem contribuir para este quadro”, esclarece a dra. Marise Lazaretti Castro, endocrinologista, livre-docente; Profª Adj. de endocrinologia e chefe do setor se osteometabolismo da Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.

Estilo de vida e suplementação com orientação

Além da falta de atividades ao ar livre, a pesquisa constatou que a deficiência de vitamina D teve grandes correlações com a obesidade e o sobrepeso da população brasileira.

Por outro lado, os pesquisadores afirmam que a exposição solar, atividades físicas e o uso de suplementos podem ajudar significativamente na reposição do hormônio. “A suplementação orientada por um profissional, por exemplo, diminui 60% de chances de os pacientes terem deficiência de vitamina D, de acordo com o estudo”, ressalta o especialista.

Referência

Epidemiology of Vitamin D (EpiVida)—A Study of Vitamin D Status Among Healthy Adults in Brazil

Victoria Zeghbi Cochenski Borba, Marise Lazaretti-Castro, Sandra da Silva Moreira,

Maria Conceição Chagas de Almeida and Edson Duarte Moreira Jr.

 

Crédito:

Com informações da assessoria de imprensa Máquina Cohn&Wolfe