Notícias

Coluna Feira do Som: Andréa Pinheiro canta Walter Freitas em “Desencantares”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Andréa Pinheiro canta Walter Freitas em “Desencantares”

Deu tudo certo. O misterioso e tímido Walter Freitas, um dos compositores mais importantes, fluentes e inventivos da música paraense, ganhou um disco portentoso com Andréa Pinheiro, justo ela, uma das intérpretes femininas de ponta da terra. Andréa foi dirigida por nada menos do que Luiz Pardal e Jacinto Kahwage no Midas Estudio. E coube a Pardal fazer os violinos e violas, a Bruno Valente o violoncelo, a Príamo Brandão o contrabaixo acústico e a Márcio Jardim a percussão.

Disco lindíssimo, saído graças a emenda parlamentar do então Deputado Edmilson Rodrigues e concepção da Senda. Vemos a música de Walter inserida dentro dos mesmos valores regionalistas, harmônicos e poéticos daquela que fizeram Waldemar Henrique, Paulo André & Ruy Barata e Nilson Chaves & Vital Lima. Em cada trabalho, porém, vigora um conceito diferente.

O álbum com Andréa, apoiado pela Na Music, agrupa as consagradas “ Tum Ta tá”, “Tiã Tiã Tiã” (letra de Joãozinho Gomes),”Verdoenga”, “Pixaim” e “Fruta rachada”(outra com versos de Gomes).Também as menos conhecidas “Alecrim de São José” e “Merenguêra”. Constitúi-se basicamente num documento definitivo. Deu tudo certo. Salve Walter Freitas !

 

*

Domingo, um dia tranquilo… Pena que amanhã seja, inevitavelmente, segunda -feira…

*

 

CHICO SENA NO RARIDADES

Esta noite, às 21h, pela Cultura FM, nosso “Raridades da MPB” focalizará um CD lançado pelo Nucleo de Artes da UFPA, em 1988, sobre a obra do abaetetubense Chico Sena. O disco foi produzido por Luiz Pardal sob as direções de Emanuel Mattos e Margareth Rafkalevski.

CANTORES

Cantores como Walter Bandeira, Pedrinho Cavallero, Renato Nyl, Eduardo Dias, Alcyr Guimarães, Ronaldo Silva, Alexandra Sena, Alba Maria e Alexandre Souza interpretam Chico. E, pela base, proliferam atuações de Baboo Meireles, Beto Meireles, Pardal e Nazaco.

FLOR DO GRÃO PARÁ

Diga-se que a música mais famosa do homenageado, “Flor do Grão Pará”, aparece com ele mesmo numa gravação feita no apartamento do poeta e compositor Marcos Quinam – que a cedeu com exclusividade para o lançamento. Nascido em 1960, Chico Sena faleceu prematuramente em 1986.

COLEÇÃO DE CDs

Carlos Marx Tonini, o ex-presidente do Sesc Pará, criador do Centro Cultural Sesc Boulevard, hoje Sesc Ver-o-Peso, em frente à Estação das Docas, acaba de doar sua gigantesca coleção de CDs para o Museu da Imagem e do Som. Aconteceu semana passada. Referida coleção conta com MPB, Jazz , Pop-Rock e Música Erudita.

DOAÇÕES

Tonini não está sozinho. Um número bem considerável de pessoas tem vendido ou doado coleções de Cds, DVDs e LPs. Esta gente não encontra mais lugares em casa para guardá-las, tempo para escutá-las e até aparelhos para reproduzi-las. Hoje, mais fácil tem sido recorrer às redes. Está tudo, afinal, na nuvem.

ANTILOGIA

Tudo certo para o relançamento de “Antilogia”, com a obra de Ruy Barata, agora em edição revista e ampliada pela AMO ! (Andrea Pinheiro & Vasco Cavalcante). Vai acontecer quinta-feira, 30, às 19h30, no Na Figueredo. Direção do jornalista Tito Barata.

*

Hoje é domingo… Amanhã, a amarga realidade da segunda-feira…

 

*

A coluna Feira do Som é assinada pelo jornalista Edgar Augusto

E-mail: [email protected]