A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) vai coordenar o esquema de segurança pública para o primeiro evento teste do novo Mangueirão, que acontecerá no próximo domingo (26/03). O estádio será reaberto para a partida entre Remo e Paysandu, clássico paraense que vale uma vaga para a final da Copa Verde de 2023.
Ao todo, 2 mil agentes de segurança farão a cobertura de segurança dentro e no entorno do Estádio Olímpico do Pará, que passou por reestruturação e adequações, cumprindo as exigências internacionais e virando um estádio “Padrão Fifa”. Para esse primeiro jogo, a estimativa de público é de 25 mil pessoas.
O secretário adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira, ressalta a atuação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado – Sieds – que atuarão de forma integrada para atender as novas normas e adequações do espaço para receber o público em um evento clássico como o RexPa.
“O Sistema de segurança trabalhou, de acordo com as novas peculiaridades da nova praça desportiva, sendo essa bem diferente do antigo Estádio, o qual já estávamos habituados a trabalhar. Agora, por exemplo, teremos novas rampas de acesso. Temos ainda os pontos críticos do policiamento de campo: a entrada e a saída do Estádio, e assim, concentramos nossas equipes nesses locais, a fim de evitar trastornos ou, até mesmo, brigas entre as torcidas organizadas”, pontuou Luciano de Oliveira
As ações de segurança iniciarão às 12h do domingo (26), e contarão com o policiamento ostensivo realizado por policiais militares que atuarão com mais de 1 mil agentes, tanto no policiamento dentro do Estádio, quanto no entorno, realizando uma cobertura de até 5km do local do evento. Eles atuarão de forma preventiva no percurso destinado às torcidas organizadas, assim como, no policiamento de trânsito e nas rondas de acesso as vias do Estádio.
Antes da partida, as vias de acesso ao Mangueirão receberão atenção especial, com efetivo pronto para agir, fiscalizando os grandes corredores da cidade e controlando, já no estádio, o acesso à rampa, estacionamento e outras áreas consideradas estratégicas para o policiamento.
Dentro do Novo Mangueirão vai funcionar ainda uma delegacia de Polícia Civil, a delegacia do torcedor, que vai atender e registrar as ocorrência, a fim de auxiliar e dar maior celeridade às ações.
O novo espaço contará também com 250 câmeras de segurança, além da presença do juizado do torcedor. Toda estrutura montada para esse primeiro jogo servirá de base para os próximos eventos destacou, Luciano de Oliveira.
“Toda essa estrutura que foi construída de forma integrada, contando ainda com a participação de todas as instituições do Sieds, visa atender esse evento teste, ao qual temos a previsão de público de 25 mil pessoas. Ele nos servirá de base para aprimorar e aperfeiçoar a estrutura de segurança para quando o novo Mangueirão for entregue, atingindo um público de 50 mil pessoas” disse o secretário de Operações da Segup.
Medidas ao torcedor – O Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) aprovou a resolução que estabelece medidas administrativas e educativas a torcedores e espectadores que pratiquem infrações em estádios, arenas e ginásios poliesportivos no Pará. A medida normatiza a atuação e a fiscalização dos órgãos do Sistema de Segurança Pública (SIEDS) em eventos esportivos.
Integração – Participam do esquema de segurança para o jogo teste do Mangueirão as polícias Civil e militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém, Secretaria de Economia do Município de Belém (Secon) e Organização Pública.
Fonte: Agência Pará