Nildo Lima
Tudo definido. Ontem, no final da tarde, a Federação Paraense de Futebol (FPF) em conjunto com os 12 clubes participantes do Campeonato Paraense de 2023 definiram os detalhes da 8ª rodada, a última, da fase de grupos da competição. O destaque fica para o clássico envolvendo Clube do Remo e Paysandu, que jogarão no domingo, dia 9 de abril, na reabertura do estádio Edgar Proença, o Mangueirão, que passou por uma grande reforma, tendo, inclusive, sua capacidade de público ampliada de 30 mil para 50 mil pessoas.
O regulamento do campeonato previa que os seis jogos da última rodada da fase teriam de ser disputados nos mesmos dia e horário, portanto, de maneira simultânea. Mas um acordo entre os representantes dos clubes e da FPF definiu que, fora o Re-Pa, os outros cinco jogos da rodada (confira na tabela ao lado) serão realizados no próximo domingo, dia 26, às 10h. As partidas definirão os três últimos classificados à segunda fase do Estadual, visto que cinco dos outros classificados já são conhecidos, no caso: Clube do Remo, Paysandu, Águia de Marabá, Cametá e São Francisco.
A decisão de isolar o clássico entre azulinos e bicolores só foi possível em razão dos dois grandes rivais locais já terem assegurado classificação antecipada à sequência do campeonato. O Papão, 2º colocado na tabela de classificação, com 16 pontos, pode até ser superado, após a 8ª rodada, por Águia de Marabá e Cametá, que somam 14 pontos, mas ainda assim o time bicolor seguirá entre os quatro melhores colocados, mudando apenas de posicionamento.
Salientando que após a última rodada da 1ª fase, ainda não será possível se saber de forma completa dos confrontos da etapa seguinte do campeonato em razão da indefinição da colocação final do Paysandu, que só será conhecida após o clássico contra o arquirrival. Mas, por outro lado, já será possível conhecer os dois clubes rebaixados à Série B de 2024, que hoje seriam Independente e Tapajós, com 5 e 4 pontos, respectivamente.
Vale lembrar que além do Re-Pa pelo Estadual, azulinos e bicolores poderão voltar a medir forças em mais duas partidas pela Copa Verde, caso Leão, hoje, e Paysandu, amanhã, passem pelo São Raimundo-RR e o Princesa do Solimões-AM e cheguem à semifinal do torneio interestadual. O time remista precisa de uma vitória por diferença de dois gols, no Baenão, para seguir na competição. O visitante, que venceu a partida de ida, por 1 a 0, joga por vitória e empate. Já o Paysandu, que empatou, em Manacapuru, no Amazonas, por 0 a 0, precisa de uma vitória para assegurar classificação. Novo empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.