Bola

Paysandu vai jogar de portões fechados contra o Princesa-AM

Tylon Maués

Paysandu e Princesa do Solimões-AM se enfrentam amanhã à noite pelo jogo de volta da fase quartas de final da Copa Verde. Na ida, os dois times empataram sem gols e não haverá vantagem para nenhum dos dois lados. Um novo empate leva a decisão da vaga para as penalidades. Subjetivamente, a vantagem bicolor seria a presença da Fiel lotando seu estádio. No entanto, Papão e Tubarão do Norte atuarão para uma arquibancada vazia, com o Leônidas Castro de portões fechados.

O time bicolor foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por incidentes na partida contra o Figueirense-SC, pela Série C do ano passado, em dois jogos sem torcida. A determinação do Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é que a punição seja cumprida imediatamente em jogos oficiais em competições organizadas pela entidade, no caso a Copa Verde. Se passar do Princesa, o Paysandu ainda terá mais um jogo sem seus torcedores contra o vencedor de Remo e São Raimundo-RR, que se enfrentam hoje à noite, no Baenão.

O departamento jurídico bicolor recorreu à punição para tentar realizar o jogo apenas com mulheres e crianças de até 12 anos nas arquibancadas. Em entrevista coletiva ontem à tarde, o presidente Maurício Ettinger confirmou que não houve sequer resposta do STJD e que o clube vai cumprir a punição. “Não tivemos nenhuma resposta do nosso efeito suspensivo até agora, mas já tivemos um indicativo lá do Rio que eles (STJD) vão manter para agora os portões fechados. Saindo essa determinação, vamos jogar contra o Princesa (sem público) e imediatamente vamos entrar com um pedido para que o outro jogo seja cumprido na Série C”, disse Maurício Ettinger.

ENTENDA O CASO

O Paysandu enfrentou o Figueirense-SC no dia 3 de setembro do ano passado, pela terceira rodada do quadrangular decisivo da Série C. O Papão saiu na frente, mas o time da casa conseguiu a virada por 2 a 1. Imediatamente após o gol de empate do Figueira, uma briga começou na arquibancada na torcida bicolor, e objetos foram arremessados no gramado do Orlando Scarpelli, como bancos da arquibancada. Também foram registrados rojões contra a torcida do Figueirense.

Também em 2022, o Paysandu iniciou a Terceirona cumprindo punição de perda de mando de campo referente a problemas do ano anterior. O time bicolor jogou em Paragominas as duas primeiras rodadas como mandante.