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Veja como garantir descontos nas contas de água e luz

O serviço busca manter o bom desempenho do sistema e reduzir as ocorrências de falta de energia, além de possíveis acidentes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O serviço busca manter o bom desempenho do sistema e reduzir as ocorrências de falta de energia, além de possíveis acidentes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diego Monteiro

A conta de energia e de água é um dos fatores responsáveis por comprometer boa parte do rendimento mensal de uma família, impactando até mesmo na aquisição da cesta básica, principalmente dos paraenses mais carentes. No entanto, apesar de muitos não saberem, é possível garantir reduções nestes valores pagos mensalmente, com descontos que podem chegar a 65% do valor da cobrança.
Tais descontos vêm por meio de duas iniciativas: a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o programa “Água Pará”, que juntos podem amenizar o sufoco das famílias com a possibilidade de dedicar uma parte do dinheiro economizado para melhorias na condição de vida.
Porém, boa parcela da população não conhece esses direitos. Para se ter uma ideia, a TSEE já alcançou 1 milhão de famílias no Pará, no entanto, o projeto ainda possui espaço para outras 600 mil que poderiam ser beneficiadas, mas que ainda não se cadastraram por falta de informação sobre a Tarifa Social. “Em novembro de 2022, a Equatorial Energia e o Governo do Pará assinaram um Termo de Cooperação, que visa garantir que essas famílias sejam alcançadas. Fora que, todas as semanas, temos criado ações nas comunidades com diversos serviços, entre eles, o cadastramento dos lares na Tarifa Social”, pontuou o analista de relacionamento da Equatorial, Alexandro Freitas.
O analista pontua ainda que o programa atende famílias que possuem membros com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “São pessoas que precisam estar em tratamento médico ou terapêutico com o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica”, pontuou Alexandro.

VEJA COMO SE CADASTRAR

Tarifa Social

Além dos critérios já informados, para participar é necessário que o interessado possua o Cadastro Único (CadÚnico) e o NIS (Número de Inscrição Social) e que ambos estejam atualizados. Vale ressaltar que é necessário ter em mãos uma fatura de energia atual, conta contrato, número do NIS ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) dos beneficiários, além de documentos como RG e CPF.
No caso da família que possua algum membro com TEA, é necessário reunir ainda outros documentos, como o laudo médico emitido por profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) ou homologado, certificando a situação de saúde, informando ainda qual aparelho elétrico é necessário, número de horas mensais e a previsão de período de uso deste.

Há seis formas para realizar a inscrição:

*Nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras);

*Pelo site da Equatorial: www.equatorialenergia.com.br;

* Via WhatsApp (91 3217-8200);

*Nas agências de atendimento presencial;

*Ou pelo aplicativo da Equatorial.

Água Pará

Lançado em 2021, o programa social “Água Pará” é mais uma alternativa que garante o pagamento, no período de dois anos, das contas de água de famílias de baixa renda que registram um consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos, ou seja, 20 mil litros de água, para que a população em situação vulnerável receba água tratada e garanta qualidade de vida.
No ano passado, a Companhia de Saneamento do Estado (Cosanpa) realizou mais de 280 mil cadastros, o que atende mais de 1 milhão de paraenses beneficiados com a iniciativa em todo o estado. Da implantação do programa até janeiro de 2023, o Água Pará recebeu investimento de mais de 270 milhões de reais do Governo do Estado, para que o projeto seja ainda mais presente nos lares.
O cadastramento pode ser realizado a qualquer momento, em todas as unidades da Cosanpa nos 53 municípios atendidos. Para efetivar o processo, o beneficiário deve possuir inscrição no CadÚnico e o registro da conta de água com a mesma titularidade de CPF, além de registrar um consumo mensal de até 20 metros cúbicos, apurado de acordo com medição constante da fatura.
Já em relação aos documentos, são exigidos: originais e cópias do RG e CPF, uma conta de água, comprovante de residência, cartão do programa Auxílio Brasil (Bolsa Família) ou resumo do CadÚnico.