Concursos & Empregos

Curso de Doutorado em Virologia do IEC oferta bolsas

Há oportunidades para quem deseja atuar nas áreas de engenharia, ecologia, economia, saúde e comportamento humano. Foto: Divulgação
Há oportunidades para quem deseja atuar nas áreas de engenharia, ecologia, economia, saúde e comportamento humano. Foto: Divulgação

O Programa de Pós-graduação em Virologia (PPGV) do Instituto Evandro Chagas (IEC) prorrogou as inscrições para o curso de Doutorado em Virologia. São 18 vagas ofertadas e seis bolsas de estudos para implementação imediata, além da possibilidade de oferta de mais 12 bolsas, conforme previsto no Edital nº 38/2022 da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), no qual o IEC foi contemplado.

O pesquisador e vice-coordenador do PPGV, Igor Brasil Costa, acredita que as 12 bolsas adicionais do edital da FAPESPA serão disponibilizadas em poucos meses.

“Nós ainda temos outros editais em foco, com a possibilidade de absorvermos novas cotas de bolsas, assim como o custeio para as pesquisas, pois o Programa está trabalhando para isso. Além disso, atualmente, temos como ponto positivo: o reajuste dos valores das bolsas de doutorado em todo o país, medida anunciada recentemente pelo Governo Federal”, afirma.

O PPGV existe há 11 anos e, desde o início, o doutorado tem recebido nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), porém com o nível de organização que o Instituto vem implementando na área de ensino, há o objetivo de obtenção de uma nota mais elevada nas próximas avaliações.

“Nós temos poucos cursos de mestrado e doutorado em Virologia no país. Além disso, nosso quadro de professores é diferenciado, composto por doutores de produtividade.  A gente faz o recadastramento desses professores, anualmente ou a cada dois anos, verificando quem precisa melhorar as métricas. Em fevereiro desse ano, por exemplo, foi instituída uma comissão que vai verificar a periodicidade da abertura de janela para cadastrar novos docentes. Nós queremos não só uma renovação, mas uma manutenção ou melhoria das métricas. São os nossos indicadores para subir de nível na CAPES”, explica.

O pesquisador também vê o momento atual como favorável ao curso de doutorado em Virologia. “Hoje, nós vivemos a manutenção da importância da Covid-19. Temos o fenômeno clínico da Covid longa. A expectativa de sazonalidade de pandemias, a cada 10 ou 15 anos, também aumenta a importância da pós-graduação stricto sensu em Virologia pra podermos formar pessoal qualificado e responder com mais celeridade a agravos, como surtos que possam ter algum componente viral”, conclui.

As inscrições para o curso de Doutorado em Virologia do PPGV podem ser feitas até o dia 6 de abril, no site do IEC (www.gov.br/iec).

Acesse a página do processo seletivo clicando aqui.

Fonte: IEC