Pará

Imagem peregrina da Virgem de Nazaré vai a São Paulo

A Guarda de Nossa Senhora de Nazaré foi criada, pelo Padre Barnabita Giovanni Incampo, em 08 de novembro de 1974, com o objetivo de proteger a Corda e a Berlinda Fotos: Cláudio Custódio - Ascom Guarda de Nazaré
A Guarda de Nossa Senhora de Nazaré foi criada, pelo Padre Barnabita Giovanni Incampo, em 08 de novembro de 1974, com o objetivo de proteger a Corda e a Berlinda Fotos: Cláudio Custódio - Ascom Guarda de Nazaré

Nos dias 17, 18, 19 e 20 de março a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré realizará a primeira viagem do ano para outro estado, São Paulo, participando das celebrações dos 35 anos do Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará. O diretor secretário Roberto Corrêa e o presidente da Diretoria do Círio, Padre Francisco Assis, vão conduzir a Imagem.

A Imagem chega na sexta, dia 17, por volta das 15h30, na Casa de Formação Aspirantado, onde vivem 18 meninas que se preparam para a vida religiosa. O Aspirantado consiste no aprofundamento do discernimento vocacional por meio da vivência cotidiana da realidade de uma casa salesiana, da iniciação à vida comunitária e da experiência pastoral em meio à juventude. Em seguida a Imagem segue para o Colégio Maria Mãe do Verbo Encarnado e depois para a Paróquia do Verbo Encarnado, permanecendo no local.

No sábado, dia 18, a Imagem segue para o Convento Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, onde ocorre uma pequena procissão e um terço continuado durante todo o dia e à noite. No domingo, dia 19, ocorre uma Santa Missa celebrando os 35 anos do Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará e os votos perpétuos de nove irmãs. “Depois faremos uma procissão com todas as famílias, cerca de 500 pessoas, até o Seminário, onde ficaremos até o retorno para Belém, na segunda”, destaca Roberto Corrêa, diretor secretário da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). O retorno à Belém está programado para o final da tarde de segunda, dia 20.

Sobre o Instituto

O Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará (SSVM) é o ramo feminino da Família Religiosa do Verbo Encarnado. Compõe-se de irmãs tanto de vida apostólica como de vida contemplativa.

O nome “Servidoras” faz referência às mulheres fiéis que se encontravam ao pé da cruz. A segunda parte do nome “do Senhor e da Virgem de Matará” se refere a Cristo Crucificado e a sua Mãe Santíssima. As irmãs se comprometem no estudo e ensino em universidades e colégios; na catequese e oratórios; na educação e formação cristã de crianças e jovens; nas obras de caridade com os mais necessitados.