Notícias

Bio Business Pará será realizado nesta quinta-feira (16)

O objetivo do evento é estimular o intercâmbio de experiências e a exposição de oportunidades de setores relacionados à  bioeconomia na Amazônia. Foto: Divulgação
O objetivo do evento é estimular o intercâmbio de experiências e a exposição de oportunidades de setores relacionados à bioeconomia na Amazônia. Foto: Divulgação

Por Gerson Nogueira

Através de edital, publicado ontem, a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) e a Secretaria da Fazenda (Sefa) comunicam a abertura de chamada pública, visando a obtenção de propostas para análise de contratação de operação de crédito para financiamento do Projeto “Asfalto Por Todo Pará – 3ª etapa” em sua primeira fase. O valor estimado da operação contratual interna (com garantia da União) é de R$ 800 milhões, destinados à realização de investimentos em um projeto de interesse do Estado na área de infraestrutura.

BIONEGÓCIOS

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizará hoje a 2ª edição do Bio Business Pará, na Estação das Docas, a partir das 18h. É um legado do Fórum Mundial de Bioeconomia, realizado no Estado em 2021. O Bio Business propõe a criação de oportunidades e ambientes da área de bionegócios, bem como um espaço de inovação entre os setores de produção, investimento, mercado, pesquisa, governo e sociedade. A partir do encontro poderão surgir novos produtos, serviços, negócios e soluções inspirados em ativos ambientais.

CHINA

Que há um grande interesse da China, maior mercado consumidor do planeta, por produtos onde o Pará tem liderança no Brasil, a exemplo do açaí, cacau e minério de ferro, a vedete hoje que empolga os orientais é a carne bovina. Nesse diferencial, o Estado já tem o segundo maior rebanho do país e com chances de brigar pela primeira posição, respeitando as regras de sustentabilidade que o mercado internacional exige dos países exportadores. Completam a lista de oportunidades itens frango, grãos e a tradicionalíssima castanha-do-Pará.

CONVITE

É por essas e outras oportunidades presentes no radar de interesses comerciais dos chineses que o governador Helder Barbalho (MDB) recebeu convite para visitar o país no próximo mês. A confirmação depende apenas de ajustes na movimentada agenda do mandatário paraense. O convite partiu da Sino-LAC, corporação gigante para a América Latina em multiplataforma logística e portuária, que vai estabelecer a conexão entre o Porto de Barcarena e o porto chinês de Zhuhai.

PLEITOS

O vereador Igor Andrade (Solidariedade) esteve em Brasília na semana passada, junto com uma comissão de políticos paraenses, visitando ministérios em defesa de obras relevantes para Belém. Dentre as prioridades apresentadas, estão a construção de uma Unidade de Saúde no bairro do Marco, a reforma e revitalização do canteiro central da avenida João Paulo II e a implantação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira na capital paraense, a fim de auxiliar as vítimas de violência doméstica.

CONFERÊNCIA

A paraense Carmen Foro, secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, está em Nova York para participar do evento CSW (Comissão sobre a Situação das Mulheres) em 2023. Ela representa a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Maior encontro anual da ONU sobre igualdade de gênero, a CSW é realizada anualmente desde 1946. A conferência mundial começou na última segunda-feira, 6, e vai até amanhã, 17.

LINHA DIRETA

Lei sancionada pelo governador Helder Barbalho declara como integrante do patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado a Marcha Contra as Drogas, que acontece durante a Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas. A proposta foi encaminhada pela Alepa.

A Cosanpa participou ontem do evento promovido pelo Ministério Público do Estado do Pará, na Usina da Paz – Guamá, em alusão ao Dia do Consumidor, com o tema “Consumo Consciente: alternativas para um planeta sustentável”.

A participação da companhia teve uma palestra sobre o tema central do evento, orientações didáticas sobre o processo de captação e tratamento da água, adesões do público ao programa “Água Pará” e atendimento aos consumidores.

Até as 17h de ontem, 15, foram entregues 28.620 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023, ano-base 2022, em todo o Pará. Na 2ª Região Fiscal, composta pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, foram entregues 64.492 declarações.

O livro “Antilogia e Outras Linhas”, uma síntese da obra de Ruy Barata, será lançado hoje, às 18h30, no Espaço Ná Figueredo. A obra, considerada uma relíquia literária paraense, conta com prefácio do filósofo Benedito Nunes e uma carta do poeta Mário Faustino.

As presidentes da ACP, Elizabete Grunvald; e Izabela Araújo, do Conselho da Mulher Empresária, receberam a visita de Samuel Gabbay e Fernando Larrat, dirigentes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Israel. A partir desse evento, a câmara israelita finca bandeira no Pará.

A Justiça Federal de Santarém agora dispõe em sua estrutura de um Serviço de Conciliação (Secon), que atuará em reforço às duas varas em funcionamento na subseção para prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para conflitos.