Entretenimento

Costureiras criam coleção de moda com o estilista Marco Normando

As costureiras desenharam e montaram peças orientadas e de livre criação, apresentando em desfile para o público. FOTO: DIVULGAÇÃO
As costureiras desenharam e montaram peças orientadas e de livre criação, apresentando em desfile para o público. FOTO: DIVULGAÇÃO

Wal Sarges/Diário do Pará

O sonho de seis costureiras de Barcarena foi transportado para as telas do streaming com a websérie “Estilo Travessia”, que já está com os dois primeiros episódios disponíveis no YouTube. A série mostra o trabalho delas durante um workshop ministrado pelo renomado estilista paraense Marco Normando e as peças produzidas. Os próximos episódios serão liberados toda quinta-feira.

O projeto é uma extensão do “Travessia Barcarena”, projeto realizado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, que durante a pandemia da covid-19 já havia capacitado essas profissionais para produzir máscaras faciais não médicas. Já na websérie o foco está na criação de peças de moda e na narrativa de vida dessas mulheres.

O segundo episódio da websérie, por exemplo, apresenta as histórias de Irmã Lúcia e Luci, duas costureiras inspiradoras. Apaixonada pela costura desde nova e motivada por sua mãe, Irmã Lúcia costurava roupas para a sua boneca quando criança. Já Luci encontrou em seu talento uma fonte de renda e escolheu o que mais gosta de fazer como profissão.

“Foi bem bonito e emocionante o processo todo. Estivemos em Barcarena três vezes nos últimos meses do ano passado para passar os dias trabalhando com elas. Elas desenvolveram dois trajes completos, sendo um vestido e um conjunto blazer e saia, em tecidos nobres e naturais, como lã e seda pura”, conta Marco Normando.

Utilizar elementos da região como inspiração e também como matéria-prima foi um dos aprendizados. FOTO: DIVULGAÇÃO

O estilista destaca o potencial das costureiras. “Paralelo ao nosso trabalho de alfaiataria, elas construíram, cada uma, um look da escolha delas e fizeram um desfile em Barcarena. Essa etapa foi independente da gente”, acrescenta. Foi uma oportunidade para ir além da renda e dar a essas 22 mulheres a possibilidade de sonhar, conta a costureira Lucineide Reis da Silva, 39, que participou desde a primeira fase do projeto.

“Era um sonho meu fazer um curso de corte e costura, mas nunca tive oportunidade de me profissionalizar. Foi maravilhoso contar um pouco da minha experiência e da minha história em uma série. No curso, a gente percebeu que pode ser algo a mais, que é importante se valorizar. Tem muitas mulheres que não se expõem por medo, mas muitas querem mostrar seus trabalhos”, conta a costureira.

Lucineide costurava uniformes em uma fábrica que fechou durante a pandemia. “Quando eles [Hydro] comentaram que teria uma capacitação com um estilista famoso, fiquei surpresa. Aprendi muito e me encaixei em muitas coisas que o Marco ensinava, mostrando a vivência dele, que me motivou bastante, ainda mais por ele ser paraense também. Ele abriu um leque de oportunidades para eu crescer ainda mais”, afirma a costureira.

As costureiras aprenderam a confeccionar as próprias roupas na prática, desde o molde de cada uma e, ao final, desfilaram com as peças produzidas. “No dia a dia, nos acostumamos a fazer consertos em uma peça para as outras pessoas, e muitas das vezes, não nos importamos em fazer um acabamento perfeito para nós mesmas, então aprendi isso. Aprendi a tirar o molde, conheci sobre os diversos tipos de costuras, além das bainhas e a fazer os detalhes com acabamento”, detalha a costureira.

Na alfaiataria, a costureira encontrou uma riqueza. “Eu fiquei maravilhada de ver como as peças ficam com acabamento finalizado. Se a gente prestar atenção e tiver mais amor nos detalhes é possível enriquecer uma peça mesmo que seja simples”, aponta Lucineide. “Outra coisa que passei a fazer foi utilizar matérias-primas da nossa região. O acabamento fica maravilhoso. No momento, estou fazendo artesanato usando cores e sementes, em bolsas e coisas mais simples”, acrescenta

ASSISTA

Websérie “Estilo Travessia”
Onde: www.youtube.com/ @HydronoBrasil
Quando: Episódios novos às quintas-feiras